Seguidores

sexta-feira, 7 de abril de 2017

JORGE AMADO VIVEU EM ESTÂNCIA

Por Antonio Corrêa Sobrinho

Pois saiba, quem ignora, que um dos maiores escritores da literatura brasileira, o festejado escritor baiano, Jorge Amado viveu na cidade de Estância, do meu querido Sergipe, de 1936 a 1939. 


Foram dias de verdadeiro refúgio das garras de Getúlio, do Estado Novo, estes anos de Jorge Amado em Sergipe, embora tranquilos e prazerosos.


Estância que ele homenageia e imortaliza nas páginas de seu romance internacionalmente conhecido - "Tereza Batista Cansada de Guerra", fazendo desta cidade um dos cenários desta história, da qual eu transcrevo aqui duas das suas várias passagens.


Tenho andado estes dias por Estância.

“Naqueles idos, o usineiro ainda não se mostrava na rua em companhia de Tereza, sozinho nos passeios noturnos à velha ponte, à represa, ao porto nas margens do rio Piauí, mantendo-a clandestina, escondida nas dobras da aparência, jamais vistos os dois juntos em público – ‘O doutor pelo menos respeita as famílias, não é como os outros que esfregam as raparigas na cara da gente’, elogiava dona Geninha Abib, dos Correios e Telégrafos, gorda e tenaz má língua.”


"Passaram a ser vistos juntos na rua, durante o dia. De começo, nas saídas matutinas para o banho de rio, um dos prazeres do doutor. 


Desde que instalara a amásia em Estância, o usineiro tornou-se freguês do banho na Cachoeira do Ouro, no rio Piauitinga."

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?ref=ts&fref=ts

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário