Seguidores

sexta-feira, 23 de junho de 2017

INVASÃO E RESISTÊNCIA - OS 90 ANOS DA DERROTA DE LAMPIÃO NO CONFRONTO COM O POVO DE MOSSORÓ – A CHACINA DE CABORÉ - PARTE V

Por José de Paiva Rebouças

Emídio Dias irmão de Egídio e filho de Joaquim Dias, correu pelas casas tentando levantar o dinheiro do resgate do irmão. Não conseguiu quase nada, Decidiu ir a Gavião.

Sabendo que por lá o chefe político, coronel Cristino Leite estava arregimentando homens para formar um piquete defensivo, convenceu vizinhos a segui-lo. Arranjou armas com os fazendeiros da região.

Pegaram a estrada ainda de noite. Na frente, os jovens Bartolomeu Dias, Francisco Canela, João Bolacha e Sebastião Trajano. Levaram rifles e espingardas. Mais atrás, cerca de 10 homens comandado por Emídio, portavam armas pequenas.

Igreja Matriz de São Francisco de Assis, no centro de Lucrécia.  https://tokdehistoria.com.br/2011/04/07/lampiao-em-lucrecia/

Em Lucrécia, encontraram dona Tila esposa de Egídio, tentando arranjar o dinheiro. Adiante, chegaram ao casebre de José Alavanca, mas não conseguiram informação segura. Seguiram tranquilos.


Dona Tila - https://tokdehistoria.wordpress.com/tag/cangaco/page/14/?iframe=true&preview=true%2Ffeed%2F

Cangaceiros de sentinelas viram a movimentação na casa de Alavanca. Pensando se tratar de uma volante, avisaram ao bando.

“No ponto onde o caminho levava ao Serrote da Jurema, esperaram empiquetados Trovão, Jararaca, Moreno, Antonio dos Santos e Navieiro, liderados Sabino” conta Sérgio Dantas. Assim que os homens se aproximaram, começou o tiroteio.

Três que iam na frente tombaram. Bartolomeu foi atingido no abdômen e na cabeça, Sebastião no peito e Francisco Canela no tórax. O restante conseguiu fugir. Os outros fugiram ilesos.


Egídio Dias - Fonte da imagem: https://tokdehistoria.wordpress.com/tag/cangaco/page/14/?iframe=true&preview=true%2Ffeed%2F

O curioso é que Egídio Dias tinha conseguido fugir minutos antes de começar o tiroteio. Aproveitou a embriaguez e o cansaço dos bandidos e sumiu na mata.


Casa de Egídio - Fonte da imagem: https://tokdehistoria.wordpress.com/tag/cangaco/page/14/?iframe=true&preview=true%2Ffeed%2F

Manoel Barreto que estava amarrado com Egídio, fingiu não saber como o refém tinha fugido. O cangaceiro Capuxu o obrigou a suspender o corpo de Bartolomeu Costa e depois passou a apunhalar o morto no abdômen e nas pernas.


Cruzeiro construído em homenagem a Bartolomeu Dias, Sebastião Trajano e Francisco Canela assassinados pelos cangaceiros. - Fonte da imagem: Revista Contexto - https://tokdehistoria.wordpress.com

Abriu ventre do cadáver fazendo cair as estranhas, depois arrancou-lhe os olhos. Terminado o ato macabro sob o olhar apavorado de Manoel Barreto, outro cangaceiro perfurou o nariz de Francisco Canela.

ANGÚSTIA DE LAMPIÃO E A MARCHA PARA O VALE DO APODI

 Desenho de Lampião Desenho produzido a partir de uma de suas últimas fotografias. Meados da década de 1930. - https://br.pinterest.com/pin/711498441101292797/

O dia 12 de junho, parece ter sido de angústia para Lampião. Já tinha tido dois confrontos inesperados e, àquela altura, lhe passava pela cabeça preocupação com a volante paraibana, comandada pelo tenente João Costa. Teve informação de que a tropa havia seguido o rumo de Mossoró.

Vestígios da passagem de Lampião em Umarizal - Clique no link: http://tudodeumarizal.blogspot.com.br/2017/02/vestigios-da-passagem-de-lampiao-em.html

Decidiram não invadir Gavião. Não valia a pena o confronto. Seguiram outro caminho. Invadiram as fazendas Campos e Traíras. Passaram em sítios Arção, Arção de Baixo, Grossos e Cachoeira e pararam para descansar na fazenda Apanha Peixe. Os agricultores Doca Ponciano e Lindolfo Canela foram presos como guias.

Por volta do meio dia chegaram à fazenda Santana. Espancaram o proprietário Manoel Valentim e o vaqueiro Euclides Pedro e usaram a casa grande como coito.

MOSSORÓ: AMEAÇAS ANTES DO GRANDE ATAQUE

Coronel Rodolfo Fernandes - Fonte: http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Desde os ataques de Massilon a Apodi, o presidente da Intendência Municipal de Mossoró, coronel Rodolfo Fernandes criou uma comissão destinada a angariar recursos para armas e munição. Apesar de importante, a cidade só tinha 22 praças na força pública.

Governador do RN José Augusto - http://tudodorn.blogspot.com.br/2014/12/governadores-do-rio-grande-do-norte.html

Rodolfo precisava do apoio da população e do comércio, pois suas ameaças de rompimento com o governador José Augusto tinham diminuído o apoio da capital.

Por volta do meio dia de 12 de junho (1927), convocou reunião no salão da Intendência com presença de diversas autoridades e lideranças. Entre os temas, a preocupação com o aparato bélico. Os rifles enviados pelo governador, além de poucos, eram velhos. Alguns sequer funcionavam.

https://www.acidadeon.com/ribeiraopreto/multimidia/galeriadefotos/GFOT,0,3,22600,Adolescente+e+detida+com+fuzil+da+decada+de+1920.aspx

O bancário Jaime Guedes, presidente da comissão angariadora, apresentou relatório.

Apurou 23 contos de réis, com os quais foram adquiridos em Fortaleza(CE) cerca de 50 armas, entre fuzis e rifles, e quase nove mil munições.

O coronel relatou sobre as últimas notícias recebidas do itinerário dos cangaceiros pelo Oeste. Soube que já estavam em Santana rumo a Mossoró.

A MOSSORÓ DE 1927

Capela de São Vicente foi ponto decisivo da resistência de Mossoró em 13 de junho de 1927 (Foto: reprodução) - http://www.blogclaudiooliveira.com/2017/06/a-trilha-do-cangaco-cidades-guardam.html

Por sua localização, entre duas capitais: Natal e Fortaleza, e por ser um importante entreposto para a região do Alto Oeste, Mossoró sempre foi desenvolvida.

Em 1927, o município exibia um período de prosperidade econômica e expansão comercial e industrial. Possuía o maior parque salineiro do País, bem como três beneficiadoras de algodão, casas compradoras de peles de animais e cera de carnaúba.

Fontes: http://naesquinadobrasil.blogspot.com.br/- https://tokdehistoria.com.br/2013/01/01/o-sal-no-rio-grande-do-norte/

Dispunha ainda de um porto por onde escoava sua produção, tinha boas estradas e ainda era cortado por uma estrada de ferro que ia do litoral ao sertão.

Ponte de trem em Mossoró- http://www.panoramio.com/photo/78010548

A população estimada em 20 mil habitantes tinha energia elétrica, dois colégios religiosos, agências bancárias e repartições públicas. Informações valiosas que endossavam os interesses de Isaías Arruda, Massilo Leite e Lampião.

Continuaremos amanhã com o título:
"PRISÃO DE ANTÔNIO GURGEL"

Fonte: Jornal De Fato
Revista: Contexto Especial
Nº: 8
Páginas: 20,21 e 22
Ano: 6
Cidade: Mossoró-RN
Editor: José de Paiva Rebouças
E-mail: josedepaivareboucas@gmail.com
Ilustrado por: José Mendes Pereira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário