Seguidores

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

LAMPIÃO, O CANGACEIRO E O OUTRO, A ÚLTIMA REPORTAGEM DO CANGAÇO!

Por Kiko Monteiro
ARTE FÊNIX DESIGN BY CARLOS HENRIQUE

Aqui vai trecho do livro (em destaque) LAMPIÃO, O CANGACEIRO E O OUTRO, A ÚLTIMA REPORTAGEM DO CANGAÇO! de Fernando Portela e Cláudio Bojunga. Sobre o encontro que tiveram com o célebre Manoel de Souza Neto, um dos, senão o mais, destemido dos "Nazarenos".

Magro, alto, elegante, todo vestido de azul-celeste, lá está o coronel Mané Neto. Se não fosse aquele Taurus 38, cano médio, na cintura, ele poderia ser definido como um velhinho simpático e indefeso.

Indefeso, jamais: quando me aproximei dele, um tanto bruscamente, brecando o caro a poucos metro a mão (fina, delicada) do coronel ameaçou puxar o Taurus da cartucheira. Mas um grito...

– “É jornal, coronel! e do jornal!”

Guardou os reflexos do coronel para outra ocasião. Mas ele ainda desconfiou:

- Abra a porta do carro, meu filho. Vamos, desça, venha cá. Devagar.

A voz é pausada suavíssima e quase uma sonata. Vamos manter o simpático na definição do coronel. Ou melhor: vamos chamá-lo de encantador. Mesmo quando ele, escudando-se em desculpas gentilíssimas, diz que não vai falar de homens sangrados, cabeças cortadas, atrocidades de um modo em gera.l Não ele não vai falar de jeito nenhum sobre a fama dele: o mais feroz e destemido caçador de cangaceiros de que já se ouviu falar. A opinião - de ex-cangaceiros e policiais da época - é unânime. O próprio Lampião dizia dele: 

“Se os macacos vier sem Mané Neto é como se não fosse nada”

Ou:

“Se Mané Neto chegou procurem salvar metade da vida que a outra já foi”.

Os cangaceiros sobreviventes chegam a fazer caretas quando se toca no nome desta gentil criatura. Segundo eles, Mané Neto jamais poupou a população civil que, supostamente não lhe queria dar a direção de Lampião. Os colegas de Mané Neto elogiam a sua bravura, sem cair em detalhes. 

Kiko MonteiroMonteiro

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1519852111425495&set=pcb.1772682926365193&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário