Seguidores

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

DOCUMENTÁRIO RETRATOS DO CANGAÇO - PARTE I

Por Benjamin Abrahão Calil Botto (ABA Film)

O documentário "Retratos do Cangaço" por mim idealizado e produzido, apresenta fotografias e fotogramas extraídos das filmagens que foram produzidas pelo intrépido e astuto Benjamin Abrahão Calil Botto, antigo ajudante "Secretário" de ordens do padre Cícero Romão Batista do Juazeiro do Norte/CE, entre os anos de 1936 e 1937, sendo um dos lugares de realização das fotografias e filmagens os sertões de Alagoas.

Devido o contato que manteve com Lampião e seus comandados durante o mês de março de 1926, ocasião em que Lampião esteve na cidade de Juazeiro do Norte/CE a convite do então deputado Floro Bartholomeu, braço político e armado do padre Cícero, com o objetivo de ser incorporado juntamente com seus homens aos batalhões patrióticos que naquela ocasião dariam combate à Coluna Prestes, liderada pelos militares Luiz Carlos Prestes e Miguel Costa, que em marcha pelo país e na ocasião pela região Nordeste, buscavam alianças e a disseminação de suas ideias e ideais, que iam em desencontro com os planos do governo federal. Sendo o principal objetivo da Coluna a queda do Governo Arthur Bernardes e da consequente República Velha. Nessa ocasião Lampião recebe a polêmica "patente" de Capitão honorário dos Batalhões Patrióticos, patente essa que o cangaceiro utilizou até o fim de sua vida.


Após a morte do Padre Cícero ocorrida no dia 20 de julho de 1934, Benjamin Abrahão começa a planejar e decide se aventurar na mais ousada empreitada de sua vida, ou seja, filmar Lampião e sua gente.

Benjamin Abrahão com muito sacrifício alcança o seu intento e apesar da consecutiva apreensão (1937) do vasto material que produziu por parte do órgão de imprensa responsável pelo controle da censura (DIP) do governo Getúlio Vargas (Estado Novo), uma pequena, mas importante, parcela de seus registros foi resgatada e devolvida à história e ao conhecimento público no ano de 1957.

Parte desse material iconográfico (Fotografias e Fotogramas) vocês terão acesso no desenrolar do documentário intitulado "RETRATOS DO CANGAÇO".

Em breve estarei apresentado a continuação da série "Retratos do Cangaço" envolvendo outras imagens e outros assuntos referentes ao universo cangaceiro.

Espero que apreciem esse trabalho e que ele sirva como fonte de conhecimento e pesquisa a quem possa precisar.

Grato pela atenção.
Geraldo Antônio de Souza Júnior

https://www.facebook.com/HistoriasdoCangaco/posts/1482671961821671?aymt_tip=1&placement=aymt_hot_post_tip

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário