Seguidores

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

SEVERINA PEREIRA DE AGUIAR (A MATRIARCA DA FAMÍLIA PEREIRA AGUIAR),

Por Cicero Aguiar Ferreira

Severina Pereira de Aguiar ou (Severina Perpetua de Sá), foi a primeira esposa de Joaquim Pereira da Silva (Joaquim da Carnaúba 1804/1890), não se tem informações conclusivas sobre ela até o momento, veja que há até algumas divergências sobre o seu sobrenome. O pesquisador Valdir José Nogueira por exemplo, em seu livro São José do Belmonte (1999), coloca que o nome dela seria Severina perpetua de Sá. Entre alguns membros da família Pereira, circula uma história que Dona Severina teria origem indígena, talvez por isso não se tenha muitas informações sobre a filiação dela. Do casamento com Joaquim da Carnaúba nasceram 8 filhos: José Pereira de Aguiar; Manoel Pereira de Aguiar; Francisco Pereira de Aguiar; Sebastião Pereira de Aguiar; Alexandre Pereira; Saturnino Pereira; Maria Pereira da Silva e Ana Pereira da Silva.

Era recorrente se ouvir dos mais velhos da família, que a esposa de um dos filhos de José Pereira da Silva era índia. O sertão aquela época, existiam muitos nativos, que é sabido por todos da luta dos povoadores e os nativos pela posse da terra, e os índios foram praticamente dizimados das caatingas sertanejas, principalmente pelo potentado dos Garcia D`Ávila da Casa da Torre. Por isso, essa tese que Dona Severina era uma índia ganha força. O jovem Joaquim Pereira da Silva (Joaquim da Carnaúba) filho do desbravador Cap. José Pereira da Silva e de Jacintha Océlia do Santo Antônio teria ficado encantado com a beleza da índia, que a mesma teria sido capturada a “dente de cachorro” como costumava-se dizer. Assim sendo, desse casal descende a numerosa prole dos caboclosPEREIRA DE AGUIAR.

Fontes: Genealogia Pernambucana, Serra Talhada-250 anos de História-150 anos de Emancipação Política (Luís Lorena), Valdir José Nogueira.

https://www.facebook.com/search/top/?q=pereira%20aguiar

http://blogdomendesemendes.logspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário