Seguidores

sábado, 18 de novembro de 2017

UM HOMEM JUSTO

Por Francisco Alves Cardoso

Felizes os mansos e humildes do coração... Assim pregava o Divino Mestre, na sua passagem pela terra, convocando a todos os seus seguidores para a tarefa de unir a humildade e a mansidão para salvar a humanidade.

Inquestionavelmente, o Padre João Cartaxo Rolim cumpriu essa doutrina com perfeita exatidão. E ainda hoje cumpre, nos seus noventa e um anos de idade, residindo na cidade de Sousa, na mesma casa paroquial que o recebeu para ser vigário há mais de cinquenta anos.

Nasceu João Cartaxo, na cidade de Cajazeiras, na antiga Rua Padre Rolim, hoje Rua Amélio Estrela Dantas Cartaxo, nº 113, no dia 23 de dezembro de 1918. Filho do casal Amélio Estrela Dantas Cartaxo e Dona Josefa Cartaxo Rolim.

Foi ordenado padre, na Igreja da Prainha, em Fortaleza, Estado do Ceará, no dia cinco de dezembro de 1943, pelo Bispo Dom Antônio de Almeida Lustosa.

Até hoje permanece na Diocese de origem, Cajazeiras. Foi Vigário em Catolé do Rocha e depois transferido para Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, na cidade de Sousa, onde permanece até hoje, mesmo sem exercer as funções de vigário, pela elevada idade.

Diz sempre que tem o dever cumprido. Foi um dos maiores construtores da grandeza de cidade de Sousa. No campo educacional, tem como destaque maior a criação e implantação do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em 1958, atualmente o Colégio de maior credibilidade na terra de Bento Freire, dirigido pela Madre Aurélia Grecy. Implantou também a Escola Cônego João Cartaxo Rolim, destinada a cuidar da educação dos jovens de poucas condições financeiras.

Um homem ligado às pessoas mais carentes. Em 1962, fundou e ajudou no seu desenvolvimento, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que teve papel importante na melhoria de vida dos trabalhadores na agricultura do município. Foi perseguido pelos Senhores de terra, mas não se rendeu e caminhou ao lado dos pobres, até quando preciso foi.

Como Vigário dos Remédios, transformou a festa da padroeira em uma das maiores da Paraíba. Foi o evento transformado em ponto turístico do Estado, tal a dimensão que teve durante o seu paroquiato.

Hoje, ainda em plena lucidez, continua defendendo os seus princípios e a grandeza da sua terra. Sempre que necessário vai ao encontro de autoridades legislativas, executivas e judiciárias, reivindicar o que de direito para seu povo, na defesa das teses que sempre defendeu.

Enfrentou momentos difíceis como Vigário de Sousa, mas nunca se rendeu ao capricho dos poderosos e dos seus perseguidores. Por conta dessa sua fortaleza, venceu todas as batalhas que enfrentou, contra contestadores à sua maneira de trabalhar.

Diz sempre que o ex-governador Antônio Mariz foi o grande político de Sousa, principalmente pela luta constante em favor dos menos favorecidos.

Padre João nunca foi um político militante, mas as teses de Mariz foram sempre as suas, buscando o bem coletivo, o amor pelos pobres, a justiça social e a defesa dos pequenos contra os maiorais.

Foi e continua sendo o grande protetor das camadas mais sofridas da sua terra. Nunca teve hora para defender os necessitados. A sua mesa foi sempre farta para os que batem à sua porta, buscando solidariedade.

No momento que o Padre João Cartaxo completa noventa e um anos de idade, o “Caldeirão Político” presta homenagem especial a esse varão justo, agradecendo a ele o bem que fez à terra sousense, invocando depoimento de Torres Pastorino: “Sua luz deve brilhar de dentro para fora. Procure manifestar a todos a luz interior que vibra em você, através de seus atos e de suas palavras de compreensão e de otimismo”.

O poder do Senhor Jesus sempre esteve presente na pessoa do Padre João Cartaxo Rolim. Todos os que tentaram te fazer o mal receberam o sinal divino de que não deveriam maltratar a um homem justo, trabalhador, honesto e obediente a Deus.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário