Seguidores

segunda-feira, 5 de abril de 2021

UM DESEJO REALIZADO E DEPOIS FOI DE ÁGUA ABAIXO.

Por José Mendes Pereira

Querer possuir algo é um desejo de todos. Um quer um carro novo, outros querem casas, barcos, armas, dinheiro suficiente para satisfazerem os seus desejos, outro, avião e tudo mais, outro, uma biblioteca negrejando com livros de todos os assuntos..., e assim, caminha a humanidade. Cada um de nós com gosto diferente, e vai levando a vida, e com isso, se sente realizado com o que adquiriu quando sonhava em possuí-lo. Mas muitos desejos são realizados, e de repente rolam de ladeira abaixo, e às vezes, nem se sabe o porquê do bruto acontecimento com o sonho concretizado.

Foi o que aconteceu com os gêmeos Francisco das Chagas do Nascimento e Francisco de Assis do Nascimento, ambos aposentados do Banco do Brasil, pesquisadores do cangaço, Padre Cícero e outros temas. Os Irmãos que são donos de boas condições financeiras adquiridas com os seus trabalhos e competências, queriam criar um acervo de livros com temas variados, e o que queriam, deu certo e fundaram o acervo. Fizeram o que bem puderam.

Os manos unidos compraram uma propriedade e através da sociedade entre eles construíram um prédio, mobiliaram o ambiente com estantes e livros, mesas e cadeiras para os visitantes, uniformes e chapéus apropriados de facínoras do cangaço, principalmente para aqueles que gostam também do tema, ou dos temas, terem a oportunidade de se vestirem em trajes de Padre Cícero Romão Batista, ou a gosto, de cangaceiros, vestidos de Lampião, Maria Bonita, Corisco, Dadá, o Zé Sereno, ou com roupas lembrando outros cangaceiros qualquer, e ali, fazerem as suas fotos de acordo com os seus desejos. O lugar do acervo era distante de Mossoró, mais ou menos 15 quilômetros, estrada que leva até a cidade de Tibau.

Não solicitei a autorização para postar também a foto da sua esposa, mas acredito que o Assis Nascimento não reclamarar.

Tibau já pertenceu à Mossoró com uma distância de 33 min (38,0 km) via BR-304 e RN-013. Esta localizado na extremidade setentrional do Estado do Rio Grande do Norte. Pertencente ao Polo Costa Branca, à Mesorregião do Oeste Potiguar e à Microrregião de Mossoró, localiza-se a noroeste de Natal, capital do Estado, distando desta 323 quilômetros. Ocupa uma área de 169,237 km², e sua população estimada em 2015 era de 4 019 habitantes. Mas vale lembrar ao leitor que há uma variação enorme de pessoas, porque Tibau diariamente recebe muitos mossoroenses, e nos finais se semana não se tem nem ideia quantas pessoas ocupam aquela área de terras.

Digo ao leitor que por 2 vezes eu visitei aquele excelente acervo através do meu filho José Mendes Pereira Filho, que também é funcionário do Banco do Brasil de Mossoró, e por ter boas amizades com os manos por terem trabalhados juntos, fui convidado por ele para irmos juntos fazermos uma visita ao acervo dos gêmeos.

Não solicitei a autorização para postar também a foto da sua esposa, mas acredito que o Chagas Nascimento não reclamarar.

Um acervo com uma grande quantidade de livros colocada nas estantes (muitos livros), e nele, foram feitos muitos gastos, porque qualquer um colecionador, seja qual for o assunto, ele não tem dó do seu bolso, o que ele quer, é possuir em quantidades em sua ou suas estantes, livros que guardam importantes histórias culturais, registros sobre o tema ou os temas que ele gosta de estudar.

Vi também uma bolsa feita pela cangaceira Sila, e que foi doada aos irmãos em uma das suas visitas que fez à Mossoró. Vi também pedaços de tijolos da casa do fazendeiro Zé Saturnino, o maior inimigo de Virgolino Ferreira da Silva o rei do cangaço capitão Lampião. Vi várias fotos de cangaceiros, vi punhais, armas brancas...

Segundo o pesquisador Chagas Nascimento me contou em 2016, à noite, em seu apartamento, localizado no bairro Nova Betânia em Mossoró, que infelizmente, em 2015, (não disponho do dia e do mês) os irmãos ao chegarem ao prédio, que antes só tinham prazeres, viram o seu amado acervo todo queimado, os montes de livros estavam em cinzas, portas, estantes, paredes e tudo mais. O que tinha de madeira foi tudo atingido. O pior é que ninguém soube quem praticou aquela maldade contra um patrimônio que era propriedade dos gêmeos, e também propriedade de todos os mossoroenses, mesmo sendo um acervo particular, organizado com o dinheiro dos irmãos gêmeos, porque os seus desejos, lógico, claro, com certeza, iriam um dia abrir as postas para quem quisesse fazer visitas para conhecê-lo.

Hoje, os irmãos gêmeos perderam o gosto e não pensam mais começar tudo de novo, isto é, de organizar um novo acervo sobre cangaço..., para uma outra história, porque o que fizeram, foi uma maldade sem tamanha. Tudo que pertence a gente é bem amado, mas uma das coisas que aquele que gosta de ler, e que tem manias de ler, o que mais ama é uma biblioteca cheia de conhecimentos e sabedoria.

Infelizmente, o livro não fala, porque ele é mudo. O livro não ouve, porque ele é surdo. O livro não vê, porque ele é cego. O livro não discute, porque ele se acomoda e se adapta em qualquer lugar do universo com o ser humano. O livro não odeia, porque ele além de ser generoso, é o mais sábio do nosso planeta. O livro não reclama, porque ele concorda com tudo e com todos. O livro guarda com muito cuidado e carinho as histórias da humanidade, de um povo, de uma nação.

Parabéns

para o livro!

Parabéns

por você se preocupar com as nações mundiais de todo o universo, registrando todos os fatos que acontecem no dia a dia com a humanidade. Você é para ser homenageado, muito embora, simbolicamente!

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro.

ALERTA AO LEITOR E LEITORA!

Quando estiver no trânsito, cuidado, não discuta! Se errar, peça desculpas. Se o outro errou, não deixa ele te pedir desculpas, desculpa-o antes, porque faz com que o erro seja compreendido por ambas as partes, e não perca o seu controle emocional, você poderá ser vítima. As pessoas quando estão em automóveis pensam que são as verdadeiras donas do mundo. Cuidado! Lembre-se de pedir desculpas se errar no trânsito, para não deixar que as pessoas coloquem o seu corpo em um caixão. Você pode não conduzir arma, mas o outro, quem sabe! Carregará consigo uma maldita matadora, e ele poderá não perdoar a sua ignorância.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário