Por Edna Santos Araújo
Certa vez, indo visitar um amigo, em sítio Serra do Mato, em Missão Velha, Lampião mostra a seu amigo um estojo, presente que recebera de outro amigo: Dentro deste estojo de madeira todo trabalhado, tinha uma pistola de fabricação alemã, até aquele presente momento, sem uso, porque ninguém sabia montá-la.
Foi quando seu amigo disse-lhe: " "Lampião, eu tenho um amigo mecânico que sabe montá-la, ele não só monta como fábrica armas, vou mandar chamá-lo aqui." Dito e feito, em pouco tempo Antônio Linard chega montado à cavalo... e em menos de duas horas Lampião estaria atirando com sua pistola alemã.
Antônio Linard, observou que as armas dos cangaceiros estavam sujas,cheias de poeira, precisando de lubrificação, prontamente ele limpou, fez os ajustes necessários. No final do trabalho, o capitão lhe pergunta: " Quanto foi o serviço?" Linard responde:
- Nada,não! Foi cortesia!
Nessa época, Linard montava sua oficina em baixo de uma árvore.... Lampião pergunta a ele: " O que lhe falta para melhorar de vida? Então Linard responde" Um torno mecânico, todos os engenhos de rapadura do Cariri manda suas moedas para serem torneadas para Fortaleza, por falta de um torno mecânico, porque eu sei consertar. Nisso,Lampião dá à mão ao seu chapéu, e começa a passar entre cada um dos cangaceiros ,esses vão colocando uma certa quantia em dinheiro para o mecânico ali presente. Com esse valor doado pelos cangaceiros,
Antonio Linard comprou seu primeiro torno mecânico da Fundação Linard, de Missão Velha, o que hoje inicia a fila de 10 e 15 tornos mecânicos daquela modelar siderurgia.
Agora a fundação Linard é um orgulho para o Cariri, exportando máquinas agrícolas para a Índia e Canadá.
https://www.facebook.com/groups/508711929732768
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário