Por José Mendes Pereira
Ziraldo Alves Pinto, que foi o fundador e posteriormente diretor do periódico "O Pasquim", tabloide de oposição ao regime militar, uma das prováveis razões de sua prisão, ocorrida um dia após a promulgação do AI-5.[8], fez-lhe a seguinte pergunta:
- Qual era o repertório do Lampião que ele tocava no acordeão?
O famoso ex-cangaceiro Volta Seca respondeu-lhe:
- Bom, ele tocava qualquer negócio, "Asa Branca", Mulher Rendeira... Isso eu
tirei lá mesmo, no Raso da Catarina, brincando...
Mas Antonio dos Santos, o meu amigo Volta Seca, um dos cangaceiros da minha admiração, muito embora eu não sendo nenhuma autoridade no que diz respeito ao estudo cangaceiro, afirmo que ele pisou na bola, quando disse ao repórter Ziraldo Alves Pinto, que o capitão Lampião tocava a música "Asa Branca"...
Ora, a música "Asa Branca", composta por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, realmente, foi um dos primeiros grandes sucessos nacionais do rei do baião Luiz Gonzaga do Nascimento. Mas, ela só foi gravada no dia 3 de março de 1947. Possivelmente, não foi feita a sua composição ainda no tempo de Volta Seca no cangaço.
Vejam bem leitores, que de 1932 para 1947, se foram passados 15 anos. No seu período de cangaço, e sua prisão em 1932, Luiz Gonzaga ainda não era famoso em lugar nenhum em relação à música. Ele estava apenas com 20 anos de idade. Longe de ser o Luiz Gonzaga de ontem, de hoje e de sempre.
Só depois foi que ele se tornou conhecido e famoso em todos os Estados brasileiros, de Norte a Sul e de Leste a Oeste do nosso amado Brasil
Mas é assim mesmo. Cada um conta a sua história da maneira que lhe vem na mente.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário