Seguidores

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

LIVE - UMA CONVERSA ATEMPORAL: PROSEANDO COM ANTÔNIO AMAURY CORRÊA DE ARAÚJO

Por Centro de Estudos Euclydes da Cunha - CEEC


Terça-Feira (29/08/23) às 19h no Youtube.
O Centro de Estudos Euclydes da Cunha - CEEC/UNEB tem o prazer de promover uma conversa entre o Manoel Neto e Lucas Viana sobre a entrevista UMA CONVERSA ATEMPORAL: PROSEANDO COM ANTÔNIO AMAURY CORRÊA DE ARAÚJO, publicada no segundo volume do nosso periódico CANGAÇO EM REVISTA.
Manoel Neto, é historiador, escritor, documentarista e coordenar o Centro de Estudos Euclydes da Cunha - CEEC da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, onde cumpre a função de editor chefe das publicações “Cangaço em Revista” e da “Revista Canudos”. É associado do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia - IGHB e integra a Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço – ABLAC. É coautor da “Cartilha Histórica de Canudos” e de “Os Intelectuais e Canudos: O Discurso Contemporâneo”. Sua última publicação é o livro “Três Ensaios sobre o Cangaço”. No campo do documentário codirigiu os filmes “Vaqueiros Canudos” e “Feminino Cangaço”, além de assinar a direção solo das obras “Três Vezes Canudos: A biografia de uma cidade” e “Assim Era Dadá: A vida pós-cangaço de Sérgia da Silva Chagas”.
Lucas Viana é um artista multidisciplinar que transita entre linguagens do audiovisual e do design gráfico. Bacharel em História pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, coordena o Núcleo de Audiovisual e Mídias do Centro de Estudos Euclydes da Cunha - CEEC da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. É codiretor do documentário "Feminino Cangaço", diretor de fotografia do documentário "Assim era Dadá: A Vida Pós-Cangaço de Sérgia da Silva Chagas", além de fazer parte da comissão editorial dos periódicos "Revista Canudos" e "Cangaço em Revista". Também é responsável pela identidade visual de todas as mídias do Centro de Estudos Euclydes da Cunha – CEEC, desde os conteúdos audiovisuais, até as publicações, eventos e redes sociais.
Transcrição da entrevista com Antonio Amaury Corrêa de Araújo cedida na ocasião da realização do documentário “Feminino Cangaço”, conduzida por Manoel Neto com participação do Ten. Cel. Raimundo Marins e Lucas Viana.
Leia a CANGAÇO EM REVISTA completa aqui: https://www.revistas.uneb.br/.../cangacoem.../issue/view/784
O periódico CANGAÇO EM REVISTA é a única publicação do país exclusivamente dedicada ao fenômeno do cangaço, acontecimento histórico que mobilizou tanto os aparelhos repressivos dos estados nordestinos, como também grande parte da imprensa brasileira que reportava quase que diariamente as façanhas de Virgulino Ferreira, o Lampião e seu bando, durante as décadas de 30 e 40 do século passado. O volume 2 do periódico homenageia o eterno pesquisador, escritor, memorialista, Antonio Amaury Corrêa de Araújo e traz, além de uma série de artigos sobre a temática, uma entrevista cedida pelo grande mestre aos pesquisadores do CEEC na ocasião da realização do documentário Feminino Cangaço, como também um rico depoimento do seu próprio filho, Carlos Elydio Corrêa de Araújo.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=2265285910347007%2C2265100733698858%2C2264408847101380%2C2264272070448391&notif_id=1693170894971455&notif_t=group_highlights&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário