Seguidores

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O coronel Manoel de Sousa Neto

Por: José Mendes Pereira


Manoel de Sousa Neto ficou muito famoso pelos inúmeros combates travados contra os cangaceiros chefiados por Virgulino Ferreira da Silva.

  Quem se arrisca em dizer qual é a marca da bebida que
 Lampião segura com uma das mãos? 

Afirmam que as pessoas da época sempre referenciavam à coragem  do coronel Manoel Neto. E além dele, tinha os  primos: Euclides Flor, Manoel Flor, Odilon Flor, Davi Jurubeba, Antônio Capistrano, Hercílio Nogueira e dos irmãos Arconso Flor e Afonso Flor.

Manoel Neto foi um dos principais líderes das Forças Volantes de Nazaré. Foi também Comandante Geral das Forças de Combate contra o Banditismo.


Manoel de Souza Neto nasceu nas terras da antiga fazenda Algodões, município de Floresta, no dia 1º de novembro de 1901. Cresceu ao lado dos parentes, os “nazarezistas”. Ao lado deles, se engajaria numa luta ingrata, dura, heróica. Virgulino Ferreira da Silva - o futuro Lampião - ali chegara muito cedo, instalando-se com a família na fazenda Poço do Negro, nas imediações de Nazaré, e logo se indispôs com os filhos da terra, fazendo uma história já conhecida e que levou luto a muita gente da região. Parte do texto escritor Leonardo Ferraz Gominho - "Coronel Manoel de Souza Neto", publicado no blog: "Lampião Aceso" no dia 13 de agosto de 2010.


Manoel de Sousa Neto faleceu no ano 1979, e está sepultado na sua terra natal, Nazaré. Manoel de Sousa Neto não conhecia a palavra medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário