Por: Elosia Farias
Eloisa Farias e Manoel Severo
Na medida em que o Cariri Cangaço vai expandindo suas frentes de atuação, sejam elas referentes ao campo da produção científica (diversidade temática) ou às linhas de demarcação geográfica (participação de diversas Prefeituras Municipais), o evento vai paulatinamente traçando o mapa da cultura nordestina, fato que contribui de maneira significativa para a divulgação da história cultural do sertão, mais especificamente da região do Cariri. É possível perceber o quanto a participação cidadã vem sendo incentivada através da realização do Seminário Cariri Cangaço, pois o evento não se restringe apenas ao seus colaboradores. Ele tem dado oportunidade para vários grupos dedicados à cultura nordestina (grupos de teatro, dança e outros) demonstrarem seus talentos e abrilhantarem ainda mais o Seminário.
Além disso, tem se demonstrado uma alternativa de lazer para os moradores das cidades por onde passa a caravana de pesquisadores, visto que todas as nossas conferências são abertas ao público em geral. Cabe frisar, ainda, o importante papel que o Cariri Cangaço tem assumido nesses 3 anos de atuação: o de servir de exemplo para os órgãos públicos cujos trabalhos giram em torno da cultura brasileira. Com muito esforço, dedicação e raça, conseguimos apresentar anualmente um Seminário sério e comprometido com sua cultura. Nos mostramos muito mais ativos e preocupados com a questão cultural, do que aqueles que deveriam incentivá-la, promovê-la e fomentá-la por meio de suas políticas públicas.
Somos assim... Somos arretados...! Somos a Família Cariri Cangaço!
Obrigada, Manoel Severo, pelo carinho e pela consideração!
ELOISA FARIAS - Brasília DF
Nota Cariri Cangaço: Neste último mês de Outubro ,estivemos em audiência no Ministério da Cultura quando fomos recebidos pela querida Eloisa Farias, da Secretaria de Cultura Digital. Na pauta do encontro, os documentários do Cariri Cangaço 2009 e 2010, e para em breve, mais novidades Cariri Cangaço 2012, com a inauguração da Tv Digital Cariri Cangaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário