Por: José Mendes Pereira
No dia 3 de abril de 2005, o jornal "Tribuna do Norte" no caderno especial, publicou o seguinte:
A morte foi anunciada às 16h37 (hora de Brasília, após uma agonia pública que começou na quinta-feira e atraiu milhares de fiéis à praça de São Pedro).
Sofrimento chega ao fim durante à noite
O sofrimento do Papa chegou ao fim neste sábado. Era noite em Roma quando o comunicado oficial foi divulgado pelo Vaticano. Em seus últimos minutos de vida, João Paulo II demonstrou um carinho especial pelos jovens.
Qual é o menor país do mundo?
É o Vaticano, sede da Igreja Católica e residência oficial do papa. Com apenas 0,44 quilômetros quadrado em Roma, na Itália, e tem a menor nação do mundo. Independente desde 1929.
... é uma grande basílica na Cidade do Vaticano , em Roma ...
vamosparaitalia.com.br
O Vaticano não é considerado um país autônomo pela Organização das Nações Unidas, a ONU. É governado por Deus e representado pelo papa. A ONU não aceita a teocracia como regime", diz o escritor Luiz Gintner, estudioso de países com menos de mil quilômetros quadrados.
Guias Turisticos de Roma e Vaticanoguideroma.com
Além do Vaticano, existem outras nações nanicas que conseguiram se livrar de seus países de origem, como as Ilhas Marshall, que se tornaram independentes dos Estados Unidos em 1986, e São Cristóvão e Névis, que se desligaram de Portugal em 1975.
Vaticano ...flickr.com
"Na teoria, qualquer um pode tomar posse de um pedaço de terra que não pertence a ninguém e proclamá-lo um país", afirma Luiz. Na prática, porém, a coisa não é tão fácil assim. Primeiro, é preciso que o tal território esteja em águas internacionais, onde ninguém governe.
Hotel 100 Metri Dal Vaticano em Roma desde R$148 - Rumbo rumbo.com.br
Depois, um lugar que deseje se tornar uma nação precisa ter uma série de características para merecer a independência: povo, território, bandeira, selo, hino, leis, sistema de defesa e, em alguns casos, idioma e moeda próprios. Se tudo isso for cumprido, a idéia maluca pode até fazer algum sentido. Pelo menos foi assim que pensou o major aposentado Roy Bates.
vatican28: Santa Sede - Vaticano - Roma - Vatican museum: double spiral ... travel-images.com
Ao lado da mulher e dos filhos, o inglês tomou posse de uma base marítima abandonada no Mar do Norte, perto da Grã-Bretanha, criou uma constituição, compôs um hino e declarou a independência do lugar em 1967, batizando-o de Principado de Sealand. Apesar da insistência do folclórico major, nenhum país do mundo reconhece a soberania de sua plataforma metálica.
Mergulhe nessa
Na livraria:
Em Busca de Liliput, Luiz Gintner, Litteris, 1997
Nenhum comentário:
Postar um comentário