Seguidores

sexta-feira, 10 de março de 2017

MAJOR JOSÉ PIRES RIBEIRO FUNDADOR DE BELMONTE-PE


Nas velhas crônicas da cidade aparece o nome do filho de um português José Pires Ribeiro como fundador de São José do Belmonte. Era dele a Fazenda Maniçoba, o chão da cidade, e foi com seus cobres que a pequena capela ali foi erguida, em pagamento de promessa feita quando grassara no sertão da Província de Pernambuco a cólera mórbus. E ao redor da capela surgiu o pequeno povoado que se tornaria Belmonte.

Em 1856, em cumprimento de promessa feita por intercessão de São José, o Major José Pires Ribeiro e sua mulher Antônia Teodora da Assunção, solicitam a Provisão das Dignidades do Cabido de Olinda/PE, autorização para construção de uma capela na Fazenda Maniçoba, permissão essa concedida a 12 de novembro de 1856. E a capela foi construída com os cruzados do Major e o auxílio dos devotos circunvizinhos.

Para lançar a pedra fundamental da construção da capela votiva de São José, Pires Ribeiro encarregou o franciscano capuchinho Frei Cassimiro de Mitelo.

O ano de 1857 marca a data da fundação do Povoado do Belmonte com a construção da Capela de São José e a realização da primeira festa do nosso Padroeiro realizada através de um Tríduo presidido pelo Padre Manoel Lopes Rodrigues de Barros. 

Através da construção da Capela de São José, dar-se a fixação do povoado, pois naquele ponto, além da casa residencial da família do proprietário, erguiam-se outras casas, sendo algumas de taipas cobertas com telhas de barro e outras com palha de carnaúba, na dispersão dos pequenos sítios perto das cacimbas cavadas periodicamente no leito do riacho do Cristóvão.

E foi desse pequeno núcleo habitacional, nascido às margens do riacho do Cristóvão, sob as ordens do Major José Pires Ribeiro, e sob a proteção de São José que nasceu São José do Belmonte.

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta
Grupo: Lampião, Cangaço e Nordeste

Link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=642014642667180&set=gm.612161572326124&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário