Seguidores

domingo, 9 de abril de 2017

GENTE DAS RUAS DE POMBAL WILSON NÓBREGA SEIXAS.

 Por Jerdivan Nóbrega de Araújo

WILSON Nóbrega SEIXAS era filho de Newton Pordeus Rodrigues Seixas e D. Natália Nóbrega Seixas. Casado com Zélia Carneiro Arnaud Seixas e pai de Antônio Chateaubriand, José Wilson, e Lígia Maria.

Wilson Seixas iniciou seus estudos primários na escola pública de Pombal, à época sob a direção do seu pai, professor Newton Seixas. Posteriormente, transferiu-se para o Colégio Pio X, na capital do Estado, concluindo o secundário, no Liceu Paraibano, seguindo depois para o Recife, onde se formou em Odontologia, em 1948.

Pesquisador e grande conhecedor da história da ocupação do sertão paraibano, tem como seu livro mais importante do O Velho Arraial de Piranhas (Pombal), editado pela gráfica do jornal A Imprensa, de João Pessoa.

Outros livros do professor WILSON Nóbrega.
Os Pordeus do Rio do Peixe, 1972
Odontologia na Paraíba, 1974
Viagem através da Província da Paraíba,
Santa Casa de Misericórdia da Paraíba – 385 Anos, 1987
O Municipalismo e seus Problemas, 1939

No Ciclo de Debates promovido pelo IHGP, durante as comemorações dos 500 anos de Brasil, Wilson Seixas teve uma atuação brilhante como expositor do tema “A Conquista do Sertão Paraibano”.

Após a sua morte, foi publicada a 2ª. edição revista e atualizada do livro O Velho Arraial de Piranhas (Pombal), trabalho a cargo de Evandro da Nóbrega, Verneck Abrantes e Jerdivan.

Wilson Seixas publicou muitos trabalhos nas Revistas do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano de onde era membro, ingressando em 18 de março de 1965.

Eu tive boas e proveitosas conversas com professor Wilson, o que despertou em mim a admiração por sua inteligência e amor a Pombal. Wilson Seixas nasceu em 15 de julho de 1916 e faleceu em João Pessoa, a 11 de março de 2002.

Jerdivan Nóbrega de Araújo


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=656213444580633&set=gm.1524907870855659&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário