Seguidores

sábado, 20 de maio de 2017

QUEM É BRASIL?

Por Alfredo Bonessi

Quem é Brasil ?

- Brasil é um país da America do Sul, cujos habitantes remontam a época de 10 mil anos, aproximadamente.

No Século XV,  duas potencias mundiais, em um gabinete,  dividiram o Brasil em duas partes por um tratado chamado Tordesilhas.

Em 1500 naves portuguesas atracaram em suas praias e inventou-se um descobrimento do Brasil. Dessa época em diante foi só exploração em cima do Brasil: ciclo do pau-brasil, ciclo do ouro, ciclo da cana de açúcar,  e o Brasil cresceu e conseguiu o progresso puxado pela cangalha do boi.

Os índios, que habitavam o Brasil, receberam os chegados de braços abertos o índio que não aceitou a intromissão estrangeira  foi executado. Mais tarde, um cidadão resolveu desbravar por conta própria os lugares mais remotos que a civilização litorânea ousou imaginar: era o seringueiro.  Esse ente explorador e fundamental para a economia de sua época palmilhou  todos os lugares possíveis atrás do látex era  mais temido que as feras mais respeitadas que se tem noticias: a onça e a cobra sucuri. Os índios o temiam e se queixavam dele ao marechal Rondon, que não tinha meios e nem elementos para conter a ferocidade do seringueiro.

O Império  passou, veio a era republicana, passaram os períodos das revoltas internas, desde a Guerra da Independência, a Revolução de 30, 32, 35, 54, com a morte de Getúlio Vargas, 1964 e agora em 2016/2017, quando a Nação Brasileira acordou  com os escândalos ao nível do pescoço, ao invés do tradicional lenço vermelho, pelo roubo nas contas públicas perpetuado pelos governos democráticos de esquerda, que assumiram o controle político do Brasil desde 1985.

E o Brasil ? ninguém pensou nele e nem se preocupou com ele, quando na verdade deveria ser o principal fator de preocupação para todos os brasileiros no tocante as questões externas, pois o Brasil é rodeado de rivais de longas datas, não só no campo esportivo como no aspecto da segurança externa, e também  nos contextos econômicos,  produtivos, intelectual e cultural.

Depois de 30, afastou-se o coronel do sertão,  dos poderes de mando e políticos,   e criou-se a classe  política, com a intenção de se fazer justiça social e política igualitária  para todos os cidadãos.

O político seria um elo do governo central com os estados e municípios era a melhor maneira de uma idéia, um desejo, uma necessidade de um  cidadão chegar em forma de lei para todos os demais cidadãos.

 O fato é que deram poder demais a classe política os governos estaduais e municipais passaram a depender dele para receber os recursos essenciais para o funcionamento de suas sedes, quando essas liberações deveriam ser normais e ao natural isto é, não precisavam do intermédio da classe política.

E o político cresceu muito em influencia e poder de mando. Chegou a um ponto de ficar acima de todos os demais cidadãos pela legislação criada a seu favor, desde o ganho exagerado nos salários, mordomias, excesso de colaboradores, todos pagos com recursos públicos,aí incluídas as  indicações de pessoas amigas para o exercício  de funções publicas, além do exacerbado corporativismo entre a classe,  que possibilitou até que alguns deles ficassem  impunes com a alegação da tal imunidade parlamentar.

O assunto extrapolou quando os políticos quiseram ficar a cima da lei e do Brasil   a sociedade se revoltou, e, hoje,  não aceita, mais,  esse tipo de situação.

Uma situação perigosa

O Brasil vive uma situação perigosa como nunca visto ao longo de sua história. Há um impasse político enraizado no seio da sociedade, numa queda de braço entre aqueles que se deixam levar pelo aspecto ideológico, por um modelo de ditadura do proletariado de esquerda, já falido no mundo todo, onde um ditador é o centro de tudo, que trabalha para si e para seu grupo, esquecendo os demais cidadãos, que ficam a mercê da miséria e da fome generalizada, como é o caso da Venezuela e um  outro grupo, que pensa no Brasil, pensa em produzir, pensa na família, quer pagar seus impostos, mas também quer segurança, saneamento, saúde e educação nada demais para quem desempenha as funções de um cargo publico, cuja obrigação é trabalhar para o bem comum.

Portanto, trabalhar para o bem do Brasil, trabalhar para o bem do povo brasileiro é uma obrigação constitucional, moral, social, humana, obrigatória, legal para todos aqueles que se candidatam, ou exercem uma função pública, porque são pagos pelo povo,  para trabalhar para o Brasil e para o povo brasileiro. Nenhuma ideologia se justifica como causa para não se trabalhar para o Brasil e pelo povo brasileiro. Ideologia não é aval para a prática de crimes contra a sociedade brasileira.

Ao longo da nossa historia, se todos aqueles que tiveram poder de mando, trabalhasse pelo Brasil, em primeiro lugar,  e pelo bem do povo brasileiro,  em segundo lugar, o Brasil seria hoje  uma das maiores potências mundiais, tanto em influência militar, como influência econômica  e política,  com a capacidade de auxiliar a América Latina e ser um modelo de virtude e civismo para todos os povos. 

O fruto que colhemos do que foi semeado pelos políticos ao longo da história do Brasil, desde o descobrimento até os dias atuais é:

- roubo em suas mais variadas formas;
- corrupção e desvios dos recursos públicos para interesses particulares;
- favorecimentos a infratores,  criminosos e assassinos;
- trabalho mal feito, intencional, com o objetivo de enfraquecer o sistema econômico e social legalmente constituído em uma república democrática;
-  corrupção de menores com objetivo da perda do caráter,  da moral e dos  bons costumes;
- sucateamento do ensino e da educação com  o objetivo de se criar pessoas dependentes e desempregadas;
- danos irreparáveis  ao meio ambiente, com perdimento e prejuízos da flora e da fauna, com o objetivo de atrasar  o progresso futuro da Nação;
- destruição da indústria e do comércio, com o objetivo de causar o desemprego e a vagabundagem e tornar as pessoas dependentes;
- atentados ao setor produtivo, como incêndios em  lavouras, disseminação de parasitas em culturas, danos a redes  hidrelétricas, barragens e açudes;
-   perdão de dividas do estrangeiro e financiamento de obras no exterior sem a autorização do povo brasileiro;
Perguntamos: o Brasil merece que alguns brasileiros de péssimo caráter trabalhem contra ele e em proveito próprio e engane  a população brasileira ?
- desejamos a punição exemplar de todos aqueles que exorbitaram a frente dos seus cargos, bem como a punição daqueles partidos políticos que trabalharam mal, desviando os recursos públicos de sua real finalidade, seja para que motivo for, ideológico ou não.

 A sociedade exige  moral,  bons costumes, a ordem e o progresso.
Ninguém ficará acima da lei.

Alfredo Bonessi  é pesquisador e historiador do cangaço.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário