Oficina sobre
História dos Mapas e projeções cartográficas/Orientação e Localização
Objetivo 1: Conhecer
as noções elementares para uma alfabetização cartográfica, parte da
apresentação da cartografia como ciência e arte. Nesta oficina, abordou-se
especificamente a história da cartografia e dos mapas, destacando o papel e a
dificuldade dos primeiros mapeadores da terra explorando a visão horizontal,
obliqua e vertical. Conhecer as diferentes visões expressas nos mapas a partir
de uma viagem no tempo contribui para entender a função social e histórica das
representações cartográficas. O formato da Terra, (elipsoide, geóide ) e
sua representação é outro desafio relacionado as projeções cartográficas
(Plana, Cônica, cilíndrica, Mercator, Peter) que é desenvolvido nesta oficina
por meio de atividades lúdicas e de um jogo eletrônico de projeções
cartográfica
Objetivo 2: Apresentar
metodologias que permitam trabalhar noções de orientação e localização de forma
dinâmica, rompendo com práticas habituais do cotidiano escolar. O ponto de
partida são os referenciais de orientação e localização do dia a dia,
explorando-os a partir das noções topológicas elementares. A proposta é
identificar as dificuldades de orientação e localização tomando como referência
o próprio corpo, trabalhando a partir daí outros referenciais como os astros e
instrumentos de localização e orientação. O Futebol cartográfico, é uma
atividade que exercita os referenciais de orientação como os pontos cardeais,
de forma lúdica. Um passo importante para então entender e usar o jogo das
coordenadas geográficas.
Oficina sobre
Escala Cartográfica e Elementos Simbólicos no mapa (Legendas)
Objetivo 1: Construir
o conceito de escala cartográfica como fundamental para entender a relação
entre o espaço real e sua representação no mapa. A proposta é iniciar
explorando as visão vertical e daí relacionar com a representação de um
objeto tridimensional de grandes dimensões(Terra) em um formato
bidimensional e pequeno(mapa). Problematizar essa relação entre visão,
proporção, tamanho e distância é um caminho para construir o conceito de escala
cartográfica. Atividades de representação do mapa corporal comparando a
fotografias, uso de unidades de medidas populares e oficiais a partir de um
objeto de dimensões superiores a um papel, são tarefas desafiadoras para pensar
a necessidade da escala nas nossas vidas. Com atividades práticas esta oficina
desenvolve os conhecimentos sobre tamanho real e tamanho representado, escala
numérica e gráfica, escala pequena e grande, mapa, carta e planta. O uso do
pantógrafo é um instrumento que passa a fazer sentido após o aluno construir a
representação com proporcionalidade ao real.
Objetivo 2: Possibilitar
a construção de mapas, a partir da codificação e decodificação de seus
elementos (construção simbólica). Ensinar a leitura dos mapas envolve um
trabalho com as linguagens simbólicas da cartografia. Os alunos são leitores
dos símbolos do cotidiano, usando essa ideia foi proposto um exercício de
codificação e decodificação a partir dos símbolos do whatsapp ferramenta que
pode ser usada para ensinar cartografia. No passo seguinte apresenta-se a
construção de símbolos cartográficos e sua dificuldade em convenciona-los numa
linguagem universal. São apresentadas metodologias para trabalhar as convenções
cartográficas, legenda, símbolos e suas tipologias. Ao final desta atividade os
alunos produzem mapas temáticos com moldes vazados confeccionados artesanalmente,
para representar dados quantitativos de forma proporcional.
Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
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