Clerisvaldo B. Chagas, 16/17 de outubro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.199
Finalmente, após décadas de críticas, um tapume de madeira envolve a Praça da Matriz – Coronel Manoel Rodrigues da Rocha. O prefeito de Santana do Ipanema, resolveu atender os apelos do povo santanense, extinguir e construir uma nova praça que corresponda aos anseios da sociedade. Dizem que o tapume é para que seja uma surpresa, embora seja temerário construir uma obra sem o aval de perto da população. Esperamos que essa reforma tão aguardada pelos munícipes agrade a todos e conserve o busto de bronze do Cônego Bulhões e as denominações das praças emendadas, Coronel Manoel e Senador Enéas.
CASA DO CORONEL. (FOTO: B. CHAGAS). |
O coronel Manoel Rodrigues da Rocha foi o homem mais importante de Santana até 1920. Comerciante, industrial e grande empreendedor no município. O cônego Bulhões foi por sua vez, a figura mais importante e ilustre em Santana do Ipanema entre 1920 e 1953, aproximadamente. O coronel era sapateiro filho de Águas Belas, enriquecido com o comércio de couros, no Baixo São Francisco. O cônego Bulhões era natural do povoado de Piranhas, Entre Montes. Já o senador Enéas Araújo, várias vezes no cargo, foi o primeiro professor de Santana do Ipanema, juntamente com sua esposa.
Esperamos que o prefeito Isnaldo Bulhões, também profundo conhecedor da história municipal, conserve os merecidos títulos das praças e o busto do homem que reformou a Igreja Matriz de Senhora Santana, que demonstra a atual apresentação, o mais belo templo do interior. O povo aguarda com certa ansiedade os resultados dos esforços empreendidos em favor do mais importante logradouro da urbe.
Esperamos que o gestor acerte em cheio e a praça saia à altura do Comércio, da Matriz e do gosto sofisticado do povo santanense.
Almejamos o melhor para todos e parabenizamos a iniciativa.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Que assim seja tudo por aí.
ResponderExcluir