Por Luíz Bento
Em 02 de março do ano de 1926 a exatamente 95 anos passados. Pacificamente Lampião e um contigente grupo de 49 Cangaceiros, adentram no distrito de Macapá hoje JATI-Ce. A visita de Lampião e seus comandados ao então Distrito de Macapá, foi de cordialidade, os habitantes deram boas vindas ao chefe Cangaceiro do Pageú. A população local foi digna do respeito de todos os Cangaceiros. Aqui, tudo reinou com muito tranquilidade, não houve nenhum registro de desentendimento entre os visitantes e habitantes durante a visita. Os habitantes de Macapá, ficaram em Pânico, por não entenderam tal situação. Cangaceiros e Volantes juntos; aos poucos a situação foi voltando ao normal, as casas e o comércio, abriram suas portas e a população saudaram Lampião e seus Cangaceiros. Todos beberam e comeram, respeitosamente por todas as ruas do pequeno Distrito.
Ainda em visita a Macapá, Lampião e seus comparsas comprou todo o estoque de: sal, fósforo, cigarro, farinha , rapadura, aguardente, vinho e perfume do estabelecimento " bodega " , dos comerciantes: Moisés Bento da Silva e José Siqueira Brito, mestre senhor.
Esse 02 de março de 1926, a passagem de Lampião por essas terras de Macapá, localizada geograficamente no extremo sul do Cariri cearense, fronteira - divisa com o vizinho Estado de Pernambuco e o encontro de Lampião com esse humildade povo de Macapá hoje JATI. Ficou registrado, "um grande marco da nossa história ".
FOTOS: Cidade de JATI - antes MACAPÁ
Escritor , LUÍS BENTO DE SOUSA
Virgolino Ferreira da Silva - LAMPIÃO.
Lampião, figura controvérsia. Pág. 15 - 16
JATI - 02/03/2021/.
LUÍS BENTO.
https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário