Por Guilherme Machado
Origem do cangaceiro Mourão um Índio nascido no Brejo do Burgo no Raso da Catarina sertão inóspito da Bahia...!!!
O Cangaceiro Mourão nasceu no povoado Brejo do Burgos em Paulo Afonso na Bahia. Seu nome de batismo era Francisco do Nascimento. Também era irmão do cangaceiro Mormaço”. Mourão foi casado com Rosalina Maria da Conceição, esta sendo irmã do Cangaceiro Gato, que também era primo de sua mulher e de Santilho Gato.
Mourão teve um filho com Rosalina, hoje mora no Brejo do Burgo e seu nome é Hercílio Ribeiro do Nascimento. O cangaceiro Mourão era curiboca meio negro, meio índio do Raso da Catarina. Mourão passou 9 anos com Lampião e entre outros ele também conheceu os Cangaceiros Corisco, Pai Véio, Mariano, Volta Seca e muitos outros comparsas...
No dia 3 de julho de 1929 Mourão estava em uma Fazenda por nome Formosa no Raso da Catarina onde acontecia uma festa de montaria juntamente com Lampião e outros Cangaceiros. Mourão embriagado tentou montar uma mula braba do fazendeiro, esta veio a lhe dar uma queda. Revoltado, o cangaceiro sacou da pistola para atirar na mula, quando foi seriamente impedido por Lampião, que muito zangado falou:
- O que é isto Mourão? O pessoal daqui está nos tratando muito bem. Guarda esta arma e pronto! Procura respeitar a quem nos respeita...
Revoltado e cabisbaixo o cangaceiro guardou a arma. Mourão participou da chacina na cidade de Queimadas, Bahia, no dia 22 de dezembro de 1929, quando friamente assassinaram 7 soldados, e só deixaram escapar o Sargento Evaristo Carlos Costa, a pedido de moradores da vila de Queimadas.
Neste dia, só chegaram à Queimadas 16 cangaceiros, porque Zé Baiano e seu primo Antônio de Naro, voltaram de Cansanção, por conta de uma briga com o grupo. Os 16 foram: Lampião, Volta Seca, Luiz Pedro, Mourão, Antônio de Engrácia, Ezequiel, Virginio, Mariano, Azulão, Labareda, Gato, Arvoredo, Fortaleza, Revoltoso, Gavião e Zabelê.
O cangaceiro Mourão foi morto juntamente com o irmão Mormaço pelo primo Gato, porque mexeram com moças no povoado no Raso da Catarina. Bêbados, deram tiros e ameaçaram moradores.
Queixoso, Lampião pediu providencias ao cangaceiro Gato que era parente dos dois. Sem perca de tempo Gato matou os dois primos e disse mais:
- Tivesse, eu os mataria!
Fonte foto: Geraldo Junior Texto Guilherme Machado fonte: livro Lampião o Cangaceiro! João de Souza Lima.
https://www.facebook.com/guilherme.machado.75992484502
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário