Seguidores

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

" LAMPIÃO RECOLHE OS SEUS TESOUROS '.

Áquela altura, Lampião já decidira mudar seu raio de ação para outras terras. Só faltava decidir para onde, em bolsas de couro, potes de barro ou recipientes de vidro enterrados nas serras, nos ocos de tronco de árvores, debaixo de pedras. O que fosse de ouro e prata venderia aos amigos. Para realizar o que tinha em mente iria precisar de muito dinheiro.

Riacho dos Porcos - Jati-CE.

Lampião tinha coisas escondidas em sete lugares: na serra do parafuso, na baixa verde, na serra do poço, na serra do catolé, na serra de Santa Cruz, na serra do umã e no então " Macapá atual JATI Ce. Talvez a única pessoa que tinha conhecimento dos locais além de Lampião fosse seu irmão Ezequiel o Cangaceiro " Ponto Fino ".

Fonte José Bezerra Lima irmão

Lampião, A Raposa da Caatinga

- 78 pág 270.

Lampião, além de três passagens confirmada por Macapá hoje JATI, nos anos de 1926, 1927 e 1928. Por várias vezes acampou em terras do antigo Macapá, no sítio sucego. O local do esconderijo era de difícil acesso, com excelente visibilidade de avistar qualquer novimente de Volantes, sua localização se encontrava na parte mais alta da serra. Nesse refúgio, Lampião sentia-se a vontade, era abastecido pelo líquido preciso das águas correntes do " Riacho dos Porcos e da Cachoeira do sucego ". Aqui Lampião usufruía de muita tranquilidade e regalia junto aos comparsas, o local era adequado a todos, até mesmo no tratamento dos feridos. 

Cachoeira do Sucego - JATI Ce

Devido a tranquilidade que reinava nesse esconderijo, talvez Lampião tenha deixa a esse local alguns recipientes enterrados debaixo de pedras ou ocos de troncos de árvores.

Pedra de Lampião - sítio Sucego JATI Ce

Segundo informações de um velho morador da região, Manoel Martins de Oliveira, Manoel Cesário, " Im Memórian ", afirma ele que seguidamente durante o ano de 1926 até meiado de 1928, Lampião costumava frequentar o referido esconderijo, ali ele sentia-se a vontade e nunca foi perseguido pela força volante do governo. Procede ainda suas informações que, após a data de 1928, Lampião e seus Cangaceiros nunca mais foram vistos rondando por estas bandas, mesmo assim a história teve continuidade, o referido esconderijo foi batizado pelos moradores da região de " Pedra de Lampião ".

Por LUÍS BENTO

JATI 01/10/21/

 https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário