Seguidores

terça-feira, 8 de março de 2022

O INIMIGO QUE NÃO QUIS ENVENENAR LAMPIÃO

 Por Na Rota do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=QMOOMBQxkkQ&ab_channel=NaRotaDoCanga%C3%A7o

Manoel de Souza Neto nasceu no dia 01 de novembro de 1901, num lugar denominado Ema no município de Floresta dos Navios. Não tendo estudado no período de infância em virtude da falta de professores no Sertão, dedicou-se ao trabalho agrícola. Era destemido, demonstrando desde cedo tendências para a vida militar. Apreciava com muita curiosidade o movimento de tropas e cangaceiros na região, transformando-se mais tarde num justiceiro, que combatia impiedosamente os cangaceiros que assolavam os sertões nordestinos.

Certa ocasião, foi chamado por um Tenente, para arquitetarem o plano da morte de Lampião por envenenamento.

Manoel Neto mostrou-se imediatamente contrário àquele tipo de assassinato. Dizendo para o Tenente:

- Lampião é meu inimigo pessoal e ele também me considera assim. Se eu puder pegá-lo no ponto do meu Mosquetão, acabarei com ele. Porém não o matarei envenenando a água que beba, pois Lampião sabe que o rastejo e nunca envenenou a água que eu bebo, mesmo lhe perseguindo.
Texto: Marco Túlio Transcrito por: Geraldo Antônio de Souza Júnior

Historias do Cangaco

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário