“OMNIS DIA EST DIA INTERNATIONAL FEMINA”
" CADA DIA É DIA INTERNACIONAL FEMININO"
08 de março de 2022
NESTE DIA(08.03.2022) INTERNACIONAL DA MULHER, HOMENAGEAMOS AS MULHERES CIENTISTAS DA UCRÂNIA, EM NOME DE QUEM SAUDAMOS TODO AS AS MULHERESDO PLANETA TERRA, PRINCIPALMENTE AS MULHERES DO BRASIL, AS MULHERES DO RIO GRANDE DO NORTE, ESPECIALMENTE AS MULHERES ESCRITORAS, OU NÃO, MOSSOROENSES !
“Um levantamento, recente, feito pela Unesco aponta que apenas 30% dos cientistas em todo o mundo são mulheres. A média na Ucrânia, por sua vez, supera bastante esse número. No país europeu, as mulheres representam 46% desse total, elevando a nação à 12º posição do ranking entre os países do continente com maior taxa de atuação feminina na ciência”(por Carolina Fioratti).
HOMENAGEAMOS AS MULHERES UCRANIANAS, NESTE ANO COMO INCENTIVO QUE PREPONDERA RECONHECER, PERANTE O CONTUDENTE VALOR DE EXEMPLO ALCANÇADO, TAMBÉM PELAS MULHERES MAIS JOVENS.: OLHA KHARASAKHAL, ESTUDANTE DE 15 ANOS DA ACADEMIA JÚNIOR DE CIÊNCIAS DA UCRÂNIA, GANHOU DESTAQUE AO CRIAR UMA TECNOLOGIA ACESSÍVEL CAPAZ DE DETECTAR METÁSTASES NOS ESTÁGIOS INICIAIS DO CÂNCER. JÁ YELYZAVETA STOLYARCHUK, DE 18 ANOS, DESENVOLVEU UM MÉTODO DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS ENVOLVENDO ENERGIA SOLAR.
DESTACAMOS A PROFUNDA INDIVIDUALIDADE QUE REVERENCIA AS UCRANIANAS, NÃO APENAS PARA TENTAR AMENIZAR O CLIMA DE SOFRIMENTO E TENSÃO QUE ATINGE O PAÍS INDEPENDENTE DA UCRÂNIA, POR CAUSA DA INVASÃO (CONDENADA PELAS MAIORES AUTORIDADES DO MUNDO), MAS TAMBÉM PELA EVIDÊNCIA QUE AS CONSAGRAM ! (MAIOR PARTE DAS PESQUISADORAS UCRANIANAS ATUAM NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS SOCIAIS (65,8%), MEDICINA (65,2%) E CIÊNCIAS HUMANAS (60,3%).
IMPRESSIONA COMO ESSAS CIENTISTAS CONTINUAM O LEGADO DE GRANDES NOMES UCRANIANOS, COMO NINA MOROZHENKO, QUE DEDICOU SUA VIDA AO ESTUDO DA FÍSICA DO SOL, E NATALIIA VYNOHRAD, EPIDEMIOLOGISTA E ESPECIALISTA DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) EM RESPOSTA A AMEAÇAS EPIDÊMICAS.
CURVAMO-NOS, PORTANTO EM MERECIDA REVERÊNCIA, PARA O ALÉM DA COMPREENSÃO HUMANA, ÀS MULHERES UCRANIANAS, ÍCONES DA CIENTIFICIDADE, EXEMPLOS DE BRAVURA E RESISTÊNCIA, FICANDO PÉ EM DEFESA DOS SEUS FILHOS DA TERRA, PERPASSANDO À CONTRA-MÃO DA INVOLUÇÃO IMPOSTA PELO PUTIN, QUE AS CONDECORA, INDIRETAMENTE, RESILIENTES VENCEDORAS, ANTE O BORBARDEIO QUE A UCRÂNIA VEM SOFRENDO DESUMANAMENTE, NESSES ÚLTIMOS 12 DIAS, EM QUE CIDADES SÃO DESTRUIDAS E CIVIS SÃO MORTOS, CONSIDERADOS PELOS ÓRGÃOS MUNDIAS DE DEFESA DOS DIREITORS HUMANOS COMO “CRIME DE GUERRA” SOB INVESTIGAÇÃO !
EM ENTREVISTAS À REVISTA NATURE, MUITOS PESQUISADORES RELATARAM PLANOS DE FUGA, ENQUANTO OUTROS INTERROMPERAM SEUS ESTUDOS PARA PEGAR EM ARMAS, A EXEMPLO DE MUITAS MULHERES, SOBRETUDO AS UCRANIANAS QUE LARGARAM SEUS ARSENAIS ARTÍSTICOS E NÃO ARREDAM PÉ DA TERRA QUE TANTO AMAM, PARA QUE A CIÊNCIA PROSPERE, EM DETRIMENTO DA PRÓPRIA VIDA.
NOSSOS PARABENS A TODAS UCRANIANAS E MULHERES DESTE PLANETA TERRA ! QUE DEUS PROTEJA TODAS AS MULHERES, PRINCIPALMENTE AS QUE DEIXAM O LEGADO EM DEFESA DA PAZ E DOS DIREITOS CIENTÍFICOS E HUMANITÁRIOS PARA A POSTERIDADE PERPÉTUA DAS CIVILIZAÇÕES !
FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
-PRESIDENTE DA ASCRIM ACADEM-
P.S.: ESSA MENSAGEM NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO PESSOAL DOS ASSOCIADOS DA ASCRIM E ACADEM, QUE A CONTESTAR.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário