Por José Mendes Pereira
Nós que estudamos o cangaço, sabemos que Lampião tinha 8 irmãos, e sem ordem de nascimento, todos seus irmãos eram: Antonio Ferreira da Silva, Livino Ferreira da Silva, Virgulino Ferreira da Silva, Virtuosa Ferreira da Silva, João Ferreira dos Santos (este era dos Santos), Angélica Ferreira da Silva, Ezequiel Ferreira da Silva, Maria Ferreira da Silva (dona Mocinha), e Anália Ferreira da Silva. Dos que sobreviveram, Anália era a mais nova de todos.
O saudoso escritor e pesquisador do cangaço, José Sabino Bassetti, afirma que, além dos seus irmãos que nós todos já os conhecemos, através dos nossos estudos cangaceiros, o casal teve mais duas filhas, que foram: a 10ª. filha Maria do Socorro e 11ª. Maria da Glória, as quais nasceram mais ou menos nos anos de 1913 e 1914, do século XX, e, as crianças faleceram ainda pequeninas, e uma delas (não tenho a confirmação qual delas faleceu tragicamente), foi queimada numa língua de fogo de uma lamparina, em sua casa, ao clarear de certo dia. Seu José Ferreira e dona Maria Sulena saíram para o curral mungir as vacas.
A criancinha ficou dormindo, e acredita-se que ela se levantou da sua redinha, e caminhou para uma mesa onde estava a lamparina acesa, e que lá, ela tenha puxado a lamparina, fazendo com que, o querosene derramasse sobre a sua camisolinha, e a partir daí, o fogo tomou de conta das suas vestes.
Ela teria durado alguns dias vivas, mas não resistiu às queimaduras, e veio a óbito.
O escritor não revela o ano de seu falecimento.
Lamento não ter no momento a fonte desta informação, mas não é uma criação minha, e que o escritor José Sabino Bassetti era um respeitado pesquisador e escritor sobre o cangaço. Os amigos sabem que eu nem invento e nem aumento, e tenho pavor de conversas não verdadeiras sobre o cangaço.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário