Por: José Mendes Pereira
Ainda existiam 4 cangaceiros vivos, todos remanescentes do bando de Lampião, quando este atuou fortemente nos sete Estados do Nordeste: Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Bahia e Sergipe.
Segundo o escritor e pesquisador do cangaço João de Sousa Lima, que havia publicado em seu blog: http://www.joaodesousalima.com/, os cangaceiros que ainda estavam vivos eram:
Manoel Dantas Loiola (Candeeiro),
Dulce Menezes (a senhora que está ao lado direito era irmã de Dulce, e faleceu esta semana com 102 anos de idade),
o Vinte e Cinco (José Alves de Matos),
e Aristéia Soares que passou todo seu tempo no Capiá da Igrejinha, Canapí, Alagoas, e hoje reside com o filho Pedro Soares, sendo bem cuidada pelo filho e a nora Damaris.
Mas infelizmente, a ex-cangaceira Aristéia Soares, esta semana viajou para o reino de Deus, vítima de problemas estomacais.
Com a partida de Aristéia Soares, agora só restam três ex-cangaceiros: Candeeiro, Dulce Menezes e José Alves de Matos, este último alcunhado no cangaço por Vinte e Cinco.
Poderá ainda existir algum cangaceiro no anonimato, mas é mais provável que estes acima são os últimos remanescentes do bando de Lampião.
Gostaria de perguntar ao nobre pesquisador João sousa ou a Mendes, se continuam vivos os ex-cangaceiros Candeeiro, Dulce e Vinte e cinco?
ResponderExcluirAntonio José de Oliveira - Serrinha-Bahia - E-mail antonioj.oliveira@yahoo.com.br
Tenho apenas 20 anos , mais sou facinado por esse tempo , adimoro demais as Historias do cangaço.
ResponderExcluirContinue nos visitando. Cangaço é cultura.
ResponderExcluir