Seguidores

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

O CASAMENTO DE MARIA BONITA


Antes de seu relacionamento com Lampião e de se tornar a rainha do Cangaço, Maria foi casada no religioso com o sapateiro José Miguel de Paiva conhecido popularmente como Zé de Neném que era seu primo. Maria casou-se com o mesmo no ano de 1926 com apenas 15 anos de idade, praticamente uma menina ainda. 

O Casamento de Maria como era muito comum na época foi arranjado por seu pai e Maria não vivia feliz em em seu relacionamento. As brigas entre o casal eram constantes. Maria era ainda muito jovem, imatura e de gênio forte. 

Maria Bonita e Zé de Neném

Zé de Neném descontentava Maria pois costumava ir a festas, onde se embriaga, dançava com outras mulheres e chegava em sua residência no outro dia. Fora isso suspeitas de envolvimento com outras mulheres, ocorrendo de Maria até achar um pente que pertencia a uma jovem de Santa Brígida no bolso do esposo. Fato que gerou grande desentendimento. 

Nas ocasiões em que se desentendiam Maria saia de Santa Brígida onde ficava sua residência, e se deslocava para a casa dos seus país no povoado Malhada da Caiçara. Mas depois dos ânimos acalmados Zé de Neném ia busca-lá de volta.

José Gomes de Oliveira ou José de Felipe pais de Maria Gomes de Oliveira a Maria Bonita 

Numa dessas brigas, no final de 1930 Maria retorna para a casa dos país, onde veio conhecer Lampião, apresentada a ele pelo coiteiro Odilon Café. Ocasião, onde Lampião lhe pede para bordar lenços que voltaria para pegar depois. Ao retornar para pegar os lenços começaram o flerte que resultou no relacionamento e na sua ida para o Cangaço para seguir Lampião. 

Quanto ao seu ex marido Zé de Neném é importante que se desfaça o mito de que ele foi hostilizado ou apanhou de Lampião. Eles nunca chegaram nem a se encontrar. Outro equívoco em relação ao mesmo é de que ele seria bem mais velho que ela. Segundo o livro Lampião a Raposa das Caatingas a diferença era de apenas 5 ou 6 anos. 

Adquira este através deste e-maol: franpelima@bol.com.br

Após o fim do casamento Zé de Neném continuou exercendo sua profissão de sapateiro. Casou ainda duas vezes. Morou nas cidades de Delmiro Gouveia, Pariconhas de onde se mudou para São Paulo. Falecendo em 1991. Não teve filhos e pessoas próximas ao mesmo confirmaram que ele era estéril.

Bibliografias Consultadas:
Lampião a Raposa das Caatingas
A Trajetória Guerreira de Maria Bonita
Foto: Aba Filmes

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário