Seguidores

quarta-feira, 1 de março de 2017

“SABONETE": O SECRETÁRIO PARTICULAR DA RAINHA DO CANGAÇO MARIA BONITA.

Por Bethu Maia

"Maria Bonita vivia com algumas regalias no cangaço. Para tanto, possuía o que chamamos de "secretário", o qual tinha a função de prestar-lhe auxílio em algumas tarefas. 

Na foto, acima, o cangaceiro "SABONETE", segura as 07 correntes de ouro, para que Maria enfeite o pescoço.

Adendo - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Para quem não sabe o Manoel Rosa o cangaceiro Sabonete era irmão de João Rosa o cangaceiro Borboleta ambos de Poço Redondo da Serra do Baixão e da Guia. Eram filhos de Antonia Rosa da Guia e primos de Moeda e Alecrim (Lampião Além da Versão Mentiras e Mistérios de Angico - Alcino Alves Costa pág.: 357).

O cangaceiro Borboleta está nesta foto, mas não marcaram cada um com o seu nome - Zé Sereno, Criança, Balão, Jurity, Novo Tempo, Pernambucano, Laranjeira, Candeeiro, Ponto Fino II, Quina-quina, Marinheiro, Cacheado II, Beija-Flor, Devoção, Borboleta, Chá Preto, Penedinho, Cuidado, Azulão.

Borboleta é aquele que se entregou ao capitão Aníbal Ferreira lá em Jeremoabo, quando todos os cangaceiros resolveram irem aos pés das autoridades para uma possível negociação sobre os seus crimes. Nesse dia estavam presentes também o cangaceiro Juriti e sua companheira Maria de Juriti.

Foto do capitão Aníbal Ferreira gentilmente cedida para o nosso blog pelo professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio.

Segundo os pesquisadores o capitão Aníbal Ferreira usou uma maneira para que os cangaceiros fossem liberados, mas em uma condição: aquele que voltasse a praticar crimes seria perseguido e morto. 

Todos aqueles que foram presos e posteriormente liberados não voltaram mais a praticarem nenhum tipo de crime, ao contrário, foram colocados no meio da sociedade, e morreram velhos sem mais praticarem crimes. Foi muito bem pensado o que fez o capitão Aníbal Ferreira. 

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=218112665260512&set=gm.1484891388190641&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário