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sexta-feira, 21 de abril de 2017

MINI-CURSO: O PLANEJAMENTO EM GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTEÚDOS E PRÁTICAS MINISTRANTE: PROF. JEYSON FERREIRA SILVA DE LIMA (DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA-CAWSL/UERN/ASSU)


UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS – FAFIC
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA - DGE
XXIII ENCONTRO ESTADUAL DE GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO NORTE (EGEORN)

MINI-CURSO: O PLANEJAMENTO EM GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTEÚDOS E PRÁTICAS

Ministrante: Prof. Jeyson Ferreira Silva de Lima
(Departamento de Geografia-CAWSL/UERN/ASSU)

Ementa:

O Planejamento escolar, nas suas diversas concepções e dimensões, é um dos assuntos mais discutidos atualmente no âmbito dos cursos de pedagogia e licenciaturas. Com as mudanças recentes no ensino, é preciso compreender a sua importância, fazendo um resgate das principais aspirações teóricas e das políticas atuais que orientam a pratica docente e que interferem no cotidiano escolar. Assim, o minicurso tem como foco problematizar o planejamento em geografia escolar, suas dimensões, perspectivas e desafios, tendo em vista que, o planejamento em Geografia assume grande relevância, uma vez que essa disciplina escolar, apresenta grande diversidade temática. Deste modo, é salutar que o professor de geografia assuma uma postura ativa frente as diferentes concepções que orientam os currículos nos níveis de ensino, saiba utilizar diferentes metodologias e estratégias que viabilizem um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e coerente com os valores atuais do espaço geográfico.

Quantidade de participantes: máximo 25

Material:
·         Um texto/esquema para cada participante;
·         Lápis grafite e borrachas;
·         Cola branca;
·         Folhas de papel A3;
·         Uma caixa de coleção multicor.

Segundo Libâneo (1994), há três níveis de planos no cotidiano escolar:
•         Plano da Escola;
•         Plano de Ensino; e
•         Plano de Aula.
Plano da Escola / Instituição: É um documento que contém orientações gerais da escola;
•         Evidencia as concepções pedagógicas e orientações teórico metodológicas da instituição;
•         Faz a caracterização do espaço físico e da clientela (alunos); e
•         É coletivo;

Plano da Escola
Posicionamento e Finalidades da Educação Escolar
Bases Teórico Metodológicas
Contextualização social, política, econômica e cultural da escola
Características sócio-culturais dos alunos
Objetivos educacionais Gerais da Escola
Diretrizes gerais para a elaboração do plano de Ensino
Diretrizes quanto à organização e à administração
PIMENTA, Sônia de Almeida, 2008

Plano de Ensino: Corresponde ao trabalho docente a ser desenvolvido no ano / módulo, dividido em unidades sequenciais, de acordo com as temáticas propostas;
•         É elaborado por professores e equipe pedagógica;
•         Contém os objetivos do conhecimento; e
•         É provisório

Plano de ensino
Disciplina – Ciclo – Ano – nº de Aulas
Justificativas
Objetivos Gerais
Objetivos Específicos
Conteúdos (unidades didáticas)
Desenvolvimento metodológico
Processos de avaliação
Bibliografia
PIMENTA, Sônia de Almeida, 2008.

Plano de Aula: É o plano desenvolvido para uma aula, ou conjunto de aulas. Possui caráter específico para cada tema;
•         É um detalhamento do plano de ensino;
•         É um instrumento cotidiano do professor;
•         Ambos os planos devem considerar as diretrizes curriculares de ensino.

Plano de Aula
Escola
Série/Ciclo:
Unidade Didática
Objetivos Específicos
Conteúdos
Metodologia
Recursos Necessários
Avaliação
Bibliografia
PIMENTA, Sônia de Almeida, 2008.

ALGUMAS REFERÊNCIAS SOBRE ENSINO DE GEOGRAFIA E PLANEJAMENTO

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: v História e Geografia. v.5. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. v.5. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CALLAI, Helena Copetti. O ensino de Geografia: recortes espaciais para análise. In: CASTROGIOVANI, A. C. et al. (Orgs.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998a.
CALLAI, Helena Copetti. Grupo, espaço e tempo nas séries iniciais. In: CASTROGIOVANI, A. C. et al. (Orgs.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998b.
CALLAI, Helena Copetti. O estudo do município ou a Geografia nas séries iniciais. In: CASTROGIOVANI, A. C. et al. (Orgs.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998c.
CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANI, A. C. Ensino de Geografia: práticas e contextualizações. (Org.). Porto Alegre: Mediação, 1999.
CALLAI, Helena Copetti.  A Geografia e a Escola: Muda a Geografia? Muda o Ensino? Revista Terra Livre, n. 16. (p. 133-152). São Paulo, 2001 
CAVALCANTI, Lana de Souza.. Geografia, escola e construção de conhecimentos. São Paulo: Papirus, 1998. CAVALCANTI, L. de S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Ensino de Geografia e Diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. São Paulo: Contexto, 2006.   
FONSECA, Gildette Soares. Planejamento nas aulas de Geografia, essencial para o ensino aprendizagem. In: XVI Encontro Nacional de Geógrafos, 2010, Porto Alegre-RS. Crise, práxis e autonomia: espaços de resistência e de esperanças, 2010.
GÁUDIO, Rogata Soares del. BRAGA, Rosalina Batista. A Geografia, a educação e a construção da ideologia nacional. Terra Livre, São Paulo, ano 23, v. 1, n. 28, p. 177- 196, jan./jul. 2007.
KAERCHER, N. A. A Geografia é o nosso dia a dia. In: CASTROGIOVANI, A. C. et al. (Orgs.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998a.
KAERCHER, Nestor André. Desafios e Utopias no Ensino de Geografia. 3ª ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1999.  
KAERCHER, Nestor André. O gato comeu a Geografia Crítica? Alguns obstáculos a superar no ensino-aprendizagem de Geografia. In: PONTUSCHKA, Nídia N. e OLIVEIRA, Ariovaldo U. (orgs.). Geografia em Perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2009. p. 221-231.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2ª ed. São Paulo: Editora Cortez, 2013.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Planejamento e Avaliação na Escola: articulação e necessária determinação ideológica. Série Ideias n. 15, São Paulo: FDE, 1992. p. 115-125.
LOPES, Alice Casimiro. Políticas curriculares: continuidade ou mudança de rumos? Revista Brasileira de Educação, n. 26, p. 109-118, maio/ago. 2004.
OLIVEIRA, Ariovaldo U. (Org.). Para onde vai o ensino da geografia? 9. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
PIMENTA, Sônia de Almeida. Didática e o ensino de geografia. Campina Grande: EDUEP, 2008. 244 p.
PONTUSCHKA, Nídia N.; PAGANELLI, Tomoko Iyda.; CACETE. Para ensinar e aprender Geografia. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. 156 p.
TURRA, Clódia Maria Godoy et al. Planejamento de ensino e avaliação. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1995
SOUZA, Rosa F. de. Política curricular no estado de São Paulo nos anos de 1980 e 1990. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 36, n. 127, p. 203-221, jan./abr. 2006.
VESENTINI, J. W. O ensino de Geografia no século XXI. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, v. 17, n. 2, jul. 1987.CAVALCANTI, L. de S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
ZANATTA, Beatriz Aparecida.  As referências teóricas da Geografia Escolar e sua presença na investigação sobre as práticas de ensino. Revista Educativa (UCG), v. 13, p. 93-108, 2010.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

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