UNIVERSIDADE
DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN
FACULDADE DE
FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS – FAFIC
DEPARTAMENTO
DE GEOGRAFIA - DGE
XXIII ENCONTRO
ESTADUAL DE GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO NORTE (EGEORN)
MINI-CURSO: O
PLANEJAMENTO EM GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTEÚDOS E PRÁTICAS
Ministrante:
Prof. Jeyson Ferreira Silva de Lima
(Departamento
de Geografia-CAWSL/UERN/ASSU)
Ementa:
O Planejamento
escolar, nas suas diversas concepções e dimensões, é um dos assuntos mais
discutidos atualmente no âmbito dos cursos de pedagogia e licenciaturas. Com as
mudanças recentes no ensino, é preciso compreender a sua importância, fazendo
um resgate das principais aspirações teóricas e das políticas atuais que
orientam a pratica docente e que interferem no cotidiano escolar. Assim, o
minicurso tem como foco problematizar o planejamento em geografia escolar, suas
dimensões, perspectivas e desafios, tendo em vista que, o planejamento em
Geografia assume grande relevância, uma vez que essa disciplina escolar, apresenta
grande diversidade temática. Deste modo, é salutar que o professor de geografia
assuma uma postura ativa frente as diferentes concepções que orientam os
currículos nos níveis de ensino, saiba utilizar diferentes metodologias e
estratégias que viabilizem um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e
coerente com os valores atuais do espaço geográfico.
Quantidade de
participantes: máximo 25
Material:
· Um
texto/esquema para cada participante;
· Lápis
grafite e borrachas;
· Cola
branca;
· Folhas
de papel A3;
· Uma
caixa de coleção multicor.
Segundo
Libâneo (1994), há três níveis de planos no cotidiano escolar:
• Plano
da Escola;
• Plano
de Ensino; e
• Plano
de Aula.
Plano da Escola
/ Instituição: É um documento que contém orientações gerais da escola;
• Evidencia
as concepções pedagógicas e orientações teórico metodológicas da instituição;
• Faz
a caracterização do espaço físico e da clientela (alunos); e
• É
coletivo;
Plano da
Escola
|
Posicionamento
e Finalidades da Educação Escolar
|
Bases
Teórico Metodológicas
|
Contextualização
social, política, econômica e cultural da escola
|
Características
sócio-culturais dos alunos
|
Objetivos
educacionais Gerais da Escola
|
Diretrizes
gerais para a elaboração do plano de Ensino
|
Diretrizes
quanto à organização e à administração
|
PIMENTA, Sônia
de Almeida, 2008
Plano de
Ensino: Corresponde ao trabalho docente a ser desenvolvido no ano / módulo,
dividido em unidades sequenciais, de acordo com as temáticas propostas;
• É
elaborado por professores e equipe pedagógica;
• Contém
os objetivos do conhecimento; e
• É
provisório
Plano de
ensino
|
Disciplina –
Ciclo – Ano – nº de Aulas
|
Justificativas
|
Objetivos
Gerais
|
Objetivos
Específicos
|
Conteúdos
(unidades didáticas)
|
Desenvolvimento
metodológico
|
Processos de
avaliação
|
Bibliografia
|
PIMENTA, Sônia
de Almeida, 2008.
Plano de Aula:
É o plano desenvolvido para uma aula, ou conjunto de aulas. Possui caráter
específico para cada tema;
• É
um detalhamento do plano de ensino;
• É
um instrumento cotidiano do professor;
• Ambos
os planos devem considerar as diretrizes curriculares de ensino.
Plano de
Aula
|
||
Escola
|
||
Série/Ciclo:
|
||
Unidade
Didática
|
||
Objetivos
Específicos
|
Conteúdos
|
Metodologia
|
Recursos
Necessários
|
||
Avaliação
|
||
Bibliografia
|
PIMENTA, Sônia
de Almeida, 2008.
ALGUMAS
REFERÊNCIAS SOBRE ENSINO DE GEOGRAFIA E PLANEJAMENTO
BRASIL. Secretaria
de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: v História e
Geografia. v.5. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria
de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. v.5.
Brasília: MEC/SEF, 1998.
CALLAI, Helena
Copetti. O ensino de Geografia: recortes espaciais para análise. In:
CASTROGIOVANI, A. C. et al. (Orgs.). Geografia em sala de aula: práticas e
reflexões. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998a.
CALLAI, Helena
Copetti. Grupo, espaço e tempo nas séries iniciais. In: CASTROGIOVANI, A. C. et
al. (Orgs.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto
Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998b.
CALLAI, Helena
Copetti. O estudo do município ou a Geografia nas séries iniciais. In:
CASTROGIOVANI, A. C. et al. (Orgs.). Geografia em sala de aula: práticas e
reflexões. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998c.
CALLAI, Helena
Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANI, A. C. Ensino
de Geografia: práticas e contextualizações. (Org.). Porto Alegre: Mediação,
1999.
CALLAI, Helena
Copetti. A Geografia e a Escola: Muda a Geografia? Muda o Ensino?
Revista Terra Livre, n. 16. (p. 133-152). São Paulo, 2001
CAVALCANTI,
Lana de Souza.. Geografia, escola e construção de conhecimentos. São Paulo:
Papirus, 1998. CAVALCANTI, L. de S. Geografia e práticas de ensino.
Goiânia: Alternativa, 2002.
CAVALCANTI,
Lana de Souza. Ensino de Geografia e Diversidade: construção de
conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos
sujeitos do processo de ensino. São Paulo: Contexto, 2006.
FONSECA,
Gildette Soares. Planejamento nas aulas de Geografia, essencial para o
ensino aprendizagem. In: XVI Encontro Nacional de Geógrafos, 2010, Porto
Alegre-RS. Crise, práxis e autonomia: espaços de resistência e de esperanças,
2010.
GÁUDIO, Rogata
Soares del. BRAGA, Rosalina Batista. A Geografia, a educação e a
construção da ideologia nacional. Terra Livre, São Paulo, ano 23, v. 1, n. 28,
p. 177- 196, jan./jul. 2007.
KAERCHER, N. A.
A Geografia é o nosso dia a dia. In: CASTROGIOVANI, A. C. et al. (Orgs.). Geografia
em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos
Brasileiros, 1998a.
KAERCHER,
Nestor André. Desafios e Utopias no Ensino de Geografia. 3ª ed. Santa Cruz
do Sul: EDUNISC, 1999.
KAERCHER,
Nestor André. O gato comeu a Geografia Crítica? Alguns obstáculos a superar no
ensino-aprendizagem de Geografia. In: PONTUSCHKA, Nídia N. e OLIVEIRA,
Ariovaldo U. (orgs.). Geografia em Perspectiva: ensino e pesquisa. São
Paulo: Contexto, 2009. p. 221-231.
LIBÂNEO, José
Carlos. Didática. 2ª ed. São Paulo: Editora Cortez, 2013.
LUCKESI,
Cipriano Carlos. Planejamento e Avaliação na Escola: articulação e
necessária determinação ideológica. Série Ideias n. 15, São Paulo: FDE, 1992.
p. 115-125.
LOPES, Alice
Casimiro. Políticas curriculares: continuidade ou mudança de rumos?
Revista Brasileira de Educação, n. 26, p. 109-118, maio/ago. 2004.
OLIVEIRA,
Ariovaldo U. (Org.). Para onde vai o ensino da geografia? 9. ed. São Paulo:
Contexto, 2010.
PIMENTA, Sônia
de Almeida. Didática e o ensino de geografia. Campina Grande: EDUEP, 2008.
244 p.
PONTUSCHKA,
Nídia N.; PAGANELLI, Tomoko Iyda.; CACETE. Para ensinar e aprender Geografia.
3ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
SILVA, Tomaz
Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do
currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. 156 p.
TURRA, Clódia
Maria Godoy et al. Planejamento de ensino e avaliação. Porto Alegre: Sagra
Luzzatto, 1995
SOUZA, Rosa F.
de. Política curricular no estado de São Paulo nos anos de 1980 e 1990.
Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 36, n. 127, p. 203-221, jan./abr. 2006.
VESENTINI, J.
W. O ensino de Geografia no século XXI. Caderno Prudentino de Geografia,
Presidente Prudente, v. 17, n. 2, jul. 1987.CAVALCANTI, L. de S. Geografia
e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
ZANATTA,
Beatriz Aparecida. As referências teóricas da Geografia Escolar e
sua presença na investigação sobre as práticas de ensino. Revista Educativa
(UCG), v. 13, p. 93-108, 2010.
Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário