Seguidores

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

O L I V E I R A OU A L A G O A N O.

 Por Luís Bento

Quando entrei no bando, só tinha 14 anos, mas parecia ter dezoito. Antes mesmo eu já era chamado de Oliveira, não sei porque essa história que meu apelido era menino-de- ouro, nunca existiu.

Entrei no bando para vingar a morte de meu pai e porque achava bonito, achava que aquilo era uma vida boa. Alguns cangaceiros já tinham me chamado algumas vezes e eu dizia aos meus amigos que ia entrar no bando. Quando minha mãe descobriu chorou muito, mais já era tarde.

Meu nome verdadeiro é José Zeferino Andrelino dos Santos. Nasci no dia 08 de agosto de 1912 na fazenda Ipueiras - riacho do navio- Floresta-PE, pertencente ao meu avô Joaquim José do Nascimento, meu pai chamava-se Andrelino dos Santos e era parente dos pequenos do navio. Minha mãe chamava-se Maria Bela da Conceição era parente dos margaridas. Era eu e mais três irmãos. Gregório, Emília e Higino, nenhum quis saber do cangaço, só eu.

Depois do fogo da Piçarra em 27 de março de 1928, não passei nem mais um mês no bando, abusei daquela vida. Falei com Lampião, que ele tinha sido muito bom comigo, mas eu queria viver uma vida sozinho. Ele disse que lamentava que eu fosse sair, que tinha certeza que eu estando sozinho a polícia ia me pegar, que sentia pena de mim, mas não podia empatar que eu quisesse seguir o meu caminho.

Fiquei escondido muito tempo. Depois cansei e caí na besteira de vir pedir a benção a minha mãe em Floresta. A polícia soube e me prendeu. Cumprir pena na casa de detenção no Recife.

Fonte.Lucetti Magêrbio de Lucena Lampião e o estado maior do Cangaço.

Depois da pena, com o codi-nome de Antônio Norberto, morou no sítio Flexeiras, anos depois mudou de morada deste feita para o sítio Faustino no mesmo município de Jati-CE. O sítio Faustino, foi sua última morada, seu Antônio é sepultado no cemitério municipal São Joaquim em Jati.

Eu Luís Bento, Diretor de Cultura, conheci seu Antônio Norberto- o cangaceiro ( Oliveira).

 https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário