Seguidores

quarta-feira, 2 de março de 2011

O primeiro Rei de Portugal

Por: José Mendes Pereira

 D. Afonso I - Primeiro Rei de Portugal

                Apesar de Portugal ter sido responsável pelo descobrimento do nosso gigantesco Brasil, a sua extensão territorial não chega duas vezes o tamanho do Rio Grande do Norte, que é 92.391 km². De todos os países europeus,   Portugal é o  mais ocidental do continente.  
 
              Ao Norte e ao Leste, faz fronteiras com a  Espanha. E ao Sul e ao Oeste, com o Oceano Atlântico, e compreende a parte continental e as regiões autônomas: os arquipélagos dos Açores e da Madeira. Está localizado no sudoeste da Europa, situado na zona ocidental da Península Ibérica, e em arquipélagos no Atlântico Norte.   

                Portugal surgiu como um feudo o Condado Portucalense do Reino de Leão, doado a um cavaleiro francês, que havia se destacado na luta da reconquista, Henrique de Borgonha.  
 
            Em 1139, Portugal deu o grito de liberdade, ficando independente do Reino de Leão e deu continuidade  a expansão para o sul. A partir daí, iniciou uma luta para expulsar os mouros, da península Ibérica, só terminando esta batalha no ano de 1249, com a vitória portuguesa e a conquista do Algarves.

              Com o rei D. Dinis (1279-1325), interrompeu-se a reconquista no plano militar, iniciando-se um período de reorganização interna de Portugal, e com isso as fronteiras do país já estavam definidas.  

              Em 1383, com D. João, teve início à dinastia de Avis. Isso se deu após o desfecho de uma luta político-militar denominada Revolução de Avis, em que a sucessão do trono português foi disputada entre o rei de Castela e D. João.

            A vitória da Revolução de Avis foi também a da burguesia portuguesa, sobre a sociedade agrária e feudal que dominava o país. Com a dinastia de Avis, a nobreza agrária submeteu-se ao rei D. João, que  apoiado pela burguesia, centralizou o poder e favoreceu a expansão marítimo-comercial portuguesa.

            Todos esses acontecimentos fizeram de Portugal o primeiro país europeu a constituir um Estado absolutista e mercantilista.

             Durante os séculos XV e XVI, Portugal foi uma potência mundial econômica, social e cultural, constituindo-se o primeiro e o mais duradouro império colonial de amplitude global. Hoje é um país bastante desenvolvido, economicamente próspero, social e politicamente estável.  

                A pré-história de Portugal, é compartilhada com a da Península Ibérica. A região foi povoada por pré-celtas e celtas, dando origem a povos, como: os Galaicos, os Lusitanos, os Celtas e os Cinetes, visitada pelos fenícios e cartagineses, e os romanos incorporaram-na no seu Império como Lusitânia, depois de 45 a.C., invadida posteriormente pelos Suevos, Búrios e Visigodos, e conquistada pelos mouros.
           Em 868, durante a Reconquista, foi formado o Condado Portucalense.

 
1º. Monarca de Portugal.  Aclamado em 1139. Início do reinado1143. Fim do reinado em 1185. 
      
                  D. Afonso I, teve o seu destaque por príncipe, "D. Afonso Henrique". Nasceu em Coimbra, no dia 25 de Julho de 1109, e faleceu no dia 06 de Dezembro de 1185, aos 76 anos de idade.  
 
              Era filho de D. Henrique, tendo sido este Conde de Portucale,  e de D. Teresa, Infanta de Leão. Era casado com D. Mafalda de Sabóia. O seus herdeiros ao trono, eram: Infante D Henrique, filho e o  Infante D. Sancho.   

            D. Afonso I, foi o primeiro rei de Portugal, conquistando a independência portuguesa do Reino de Leão em 1143, no tratado de Zamora. Duplicaram o território que o seu pai lhe havia legado.
 
             Cognominado de: "O conquistador", e  também conhecido como o "fundador e o Grande". O seu reino teve início no dia 05 de Dezembro de 1143. Mas ele foi aclamado desde de 1139. O seu sucessor foi o rei D. Sancho I, sendo este seu filho. 

             Casou-se no ano de 1146, com Mafalda de Sabóia, que nascera em 1125 e faleceu em 1157. 
 
O casal teve os seguintes filhos: 
                                  
             1 - D. Henrique.  Nasceu no ano  de 1147. 
             2 - D. Mafalda de Portugal. Nasceu em1149. Esta havia noivado com o rei  Afonso II de Aragão, mas não aconteceu o casamento devido a morte da infanta aos 11 anos de idade, no ano de 1160.
               3 - D. Urraca.  Nasceu no ano de 1151.  Casou-se com o rei Fernando II de Leão, tendo falecida em 1188.
               4 - D. Sancha de Portugal. Nasceu no ano de 1153 e faleceu em 1159, aos seis anos de idade. 
               5 - Sancho I de Portugal. Nasceu no ano de  1154 e faleceu em 1212.
               6 - D. João de Portugal. Nasceu  no ano de  1156. 
            7 - D. Teresa. Nasceu no ano de   1157.   Casou-se com Filipe I, Conde da Flandres e depois com Eudes III, Duque da Borgonha  Filho de Elvira Gálter. D. Tereza faleceu no ano de 1218.
            8 - D. Urraca Afonso, senhora de Aveiro c. 1130.

  OUTROS FILHOS NATURAIS:
              
            D. Fernando Afonso, também nomeado D. Afonso de Portugal, alferes-mor do Reino e 12º Grão-Mestre da Ordem dos Hospitalários Nasceu no ano de 1135 e faleceu em 1207.
            D. Pedro Afonso (c. 1140-1189.
            D. Teresa Afonso c. 1135.                                           

            No dia 06 de Dezembro de 1185, foi o seu falecimento e o fim do seu reinado em Coimbra.
 
               Foi enterrado no Mosteiro de Santa Cruz, Coimbra. 
            O seu sucessor foi o Rei D. Sancho I, seu filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário