As homenagens
ao escritor Alcino Alves Costa não pararam na inauguração da principal rua de
Poço Redondo, que passava a se chamar Avenida Alcino Alves Costa, nem com as
placas de homenagens, nem com a outorga do Título "Personalidade Eterna do
Sertão", concedido pelo Cariri Cangaço, SBEC, GECC e GPEC.
Logo após a solenidade na praça de Poço Redondo os convidados do Cariri Cangaço Piranhas 2015 se deslocaram até a inauguração do esperado Memorial Alcino Alves Costa. Para Ustane Alves, filha do escritor homenageado "o Cariri Cangaço era a vida de papai, ele passava o ano inteiro esperando chegar e hoje temos essa maravilhosa homenagem, muito obrigado".
Com a presença do casal de pesquisadores, Archimedes e Elane Marques responsáveis pelo Cariri Cangaço em Poço Redondo; contando com a participação de familiares, foi inaugurado o Memorial Alcino Alves Costa, tendo à frente um dos filhos de Alcino, o pesquisador, escritor e cronista, Rangel Alves da Costa, que recebeu a todos e foi o responsável pela concepção do Memorial, localizado na residência em que Alcino morava , no centro de Poço Redondo.
Nas dependências do Memorial, estão mantidas e expostas além dos móveis e utensílios pertencentes a família, objetos pessoais de extremo valor sentimental e que contam a história deste que sem dúvidas é um dos mais ilustres filhos de Poço Redondo e de Sergipe. Ali despontam sobretudo seu farto material de pesquisa e fotos, inúmeras fotos, centenas de fotos marcando a trajetória de vaqueiro da história do decano Caipira de Poço Redondo, como ele mesmo gostava de ser conhecido.
Juliana Pereira, advogada e pesquisadora cearense; "filha de coração" de Alcino Alves Costa; comenta: "incrível, Alcino foi prefeito por três vezes de Poço Redondo, e hoje em seu Memorial testemunhamos que a maioria das fotografias e da memória viva do lugar está ligado a sua vida de pesquisador do cangaço, principalmente dentro de nosso querido Cariri Cangaço".
Para Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, "Alcino era mais que um amigo, com um senso e um zelo de justiça incomum, sempre aberto ao diálogo com o contraditório, nos ensinava mais com sua postura e sentimento do mesmo com suas espetaculares descobertas... Alcino trata-se de um grande pesquisador, é verdade; grande como poucos, mas Alcino antes de qualquer coisa foi um ser humano sem igual, gigante...enorme... que saudade de seu sorriso, de seu olhar aguçado, de seu coração do tamanho de todo o sertão". Por fim os convidados do Cariri Cangaço foram recepcionados por almoço oferecido pela família Alves Costa.
VEJA TUDO EM:
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário