Por Valdir José Nogueira de Moura
No dia 24 de abril de 2023 a Paróquia São José, do Belmonte, irá completar o sesquicentenário de sua criação. Para compreender melhor é preciso voltar no tempo. Em 24 de abril de 1873, a Lei Provincial nº 1085 transformou o Distrito de Paz de Belmonte – como era então identificada a localidade – em freguesia, cujo território foi desmembrado da freguesia de Nossa Senha da Penha de Vila Bela, e constituindo uma nova freguesia sob a invocação de São José de Belmonte. O Artigo 2º da dita lei transformou a Igreja de São José da povoação do Belmonte em matriz da nova freguesia.
Em seguida, foi nomeado o primeiro pároco da freguesia de Belmonte o Padre Manoel Thomás Pereira de Lima.
Nesse tempo, a Igreja Católica era a religião oficial do Império. As freguesias (nomes como eram identificadas originalmente as paróquias), embora tivessem caráter religioso, eram criadas pelo governo imperial. Assim, os povoados se tornavam fregueses da Igreja e trabalhadores do estado.
Ora, é oportuno lembrar, como foi visto antes, que a Paróquia São José de Belmonte foi criada desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora da Penha da atual Serra Talhada. E prestes a completar seu sesquicentenário de fundação no próximo ano, a Paróquia São José acolherá também no próximo ano, como seu novo pároco, o padre Américo Leite de Sá Neto procedente da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de Serra Talhada, nomeado pelo Bispo Diocesano Dom Egídio Bisol. Padre Américo substituirá o padre Claudivan Siqueira Santos que irá assumir o serviço missionário na Diocese de Roraima, na periferia da cidade de Boa Vista.
Que São José abençoe padre Américo, o nosso novo pároco. Que ele faça uma uma história salvífica, à luz da história da Salvação, que nos impulsiona e aproxima cada vez mais de nosso Deus.
https://www.facebook.com/
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário