Seguidores

sábado, 16 de abril de 2011

Lançado: Lampião, Assaltos e morte em Sergipe

            Na noite de ontem, 14, estivemos prestigiando o coquetel de lançamento da obra póstuma do jornalista Juarez Conrado.
            Os familiares bastante emocionados e atenciosos agradeceram as presenças e todo o apoio que receberam da imprensa e dos órgãos que proporcionaram a realização deste ultimo sonho do velho "vaqueiro da História".
 
            Um dos filhos, o jovem Helder Dantas foi quem autografou o nosso e de alguns amigos que encomendaram os seus com respectivas dedicatórias.
 
 
           Houve a exibição do filme "A ultima semana de Lampião" baseado na primeiro livro de Juarez sobre o tema. Com direção e produção de Ilma Fontes ele foi todo rodado em Sergipe vindo a ser editado e considerado a primeira mini série produzida no nordeste.

CANGAÇO E POLÍTICA
 
 
             Dentre os presentes estava nosso confrade Antonio Porfírio (foto à cima) pesquisador e escritor que mantém em Alagadiço (povoado do município de Frei Paulo,SE) o museu do cangaço e o memorial Zé Baiano.
            Numa conversa de pé de parede ele nos adiantou alguns de seus mais novos achados inclusive sobre depoimentos de contemporâneos que abriram o jogo sobre umas "saias justas" do passado mas que será divulgado em momento oportuno.
           Nos permitiu pelo menos adiantar que é sobre manobras de "outros" chefes políticos e coronéis sergipanos "macomunados" com coiteiros etc. que garantiam tranquilidade e outras regalias para Lampião e alguns dos seus subgrupos em determinadas regiões do Estado.  Um tem o mesmo sobrenome de um célebre Francês.
            Inclusive após o massacre em Angico. Para sorte de alguns dos sobreviventes quando aquele notório interventor lavou as mãos entraram em cena outros protetores... ele promete citar nomes.
            Coroné Severo!!! Fica a dica para uma intervenção no 3º Cariri Cangaço.
            Como tínhamos um outro compromisso, permancemos por pouco mais de uma hora. Na saída do evento eis a grata surpresa de reencontrar a amiga Vera Ferreira, neta de Virgulino e Maria. 
       
           Vera, mesmo com a estafa de um longa e "perigosa" viagem foi cumprimentar a família do escritor e amigo. Cumadre Vera, desta vez o acocho tende a ser mais frouxo!
 
 
O livro é edição do autor com apoio da Fundação Augusto Franco.
Valor na ocasião de Lançamento foi de R$20,00 (Vinte reais)

Para aquisição entrem em contato com Helder Dantas através do email heldidantas@bol.com.br
Fones: (79) 3217 - 9324  \  9191- 8524 (Tim).
 

Um comentário:

  1. bela promoçao do Rei do Cangaço. Alguem ja se perguntou como fica a situacao daqueles "VERDADEIROS HEROIS" que captaneavam as VOLANTES e deram suas vidas para o combate a movimentos marginais????? que tal que, por força judicial o Sr. dedicasse igual numero de palavras dedicadas aos seus idolos, aos verdadeiros herois do sertao nordestino??? promover o crime é cultura nacional, agora??/

    ResponderExcluir