Seguidores

domingo, 23 de novembro de 2014

GLÓRIA, A CAPITAL DO SERTÃO, AGORA É TAMBÉM A CAPITAL DAS LETRAS!

(por Jose Bezerra Lima Irmão)

Mais de 800 pessoas lotaram o auditório da Escola Padre Leão Gregório na noite do último dia 15 de novembro na cidade de Nossa Senhora da Glória, na solenidade de instalação da Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano (ALAS), que tem como patrono Alcino Alves Costa, o maior pesquisador dos assuntos do cangaço em Sergipe.


A ALAS reúne escritores, jornalistas, poetas e cordelistas de 12 municípios do alto sertão sergipano. A solenidade, abrilhantada pela presença da Banda de Música de Itabaiana, contou com a presença de personalidades de relevo, dentre as quais: José Anderson Nascimento, Presidente da Academia Sergipana de Letras; Professor Jouberto Uchôa, Magnífico Reitor da UNIT; Domingos Pascoal, membro da Academia Sergipana de Letras; Francisco Nogueira (Chico do Correio), prefeito de Nossa Senhora da Glória; Benjamin Batista, Presidente da Academia de Cultura da Bahia; Eliane Quadros, professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Jorge Henrique Santos, Presidente da Academia Gloriense de Letras; João Paulo Araújo de Carvalho, Presidente da Academia Dorense de Letras; a poetisa Verônica Sales, da Academia Gloriense de Letras; Antônio Saracura, da Academia Itabaianense de Letras, autor dos deliciosos romances Os Tabaréus do Sítio Saracura e Tambores da Terra Vermelha e do não menos delicioso livro de memórias Meninos Que Queriam Ser Padres; o escritor Archimedes Marques, autor do ensaio Lampião Contra o Mata Sete, e sua esposa, a também escritora Elane Lima Marques, autora, em parceria com o renomado Paulo Gastão, de um precioso estudo sobre o cangaço relativamente ao processo de Acari contra o cangaceiro Chico Pereira.

Paulo Gastão

Na oportunidade, foi lançada a antologia “Abrindo Alas”, uma coletânea de textos e poemas produzidos pelos membros da novel academia. Foram também lançados os livros “O Espelho da Felicidade”, de Leunira Batista, e “Lampião – a Raposa das Caatingas”, de José Bezerra.

Obs: Complementando as palavras do confrade Jose Bezerra Lima Irmão informo que ele foi empossado como Membro efetivo nesta Academia e este que agora informa como Membro Correspondente na ALAS. Tais Membros são chamados ALANOS.



Fonte: Facebook
Página: Archimedes MarquesCangaçofilia


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário