Seguidores

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

FREI DAMIÃO NÃO ACEITAVA MÃOS DE FIÉIS SOBRE SUA CABEÇA

 Por José Mendes Pereira

A foto pertence ao acervo do Raimundo Nunes

Durante a minha vida adulta, levei duas grandes porradas fortes, mas me orgulho, porque, todas as duas pessoas que me bateram verbalmente, são gente grande, gente famosa, tem o seu lugar registrado na fama. 

Um deles, é o famoso escritor e pesquisador do cangaço João de Sousa Lima, reconhecido no Brasil inteiro pelos seus belos trabalhos sobre o cangaço, e que foi quem mais encontrou peças do xadrez cangaceiro, que sempre será visto agora, e no futuro (assim disse o cineastra Aderbal Nogueira), com os seus valiosos trabalhos sobre o cangaço. Mas o escritor João de Sousa Lima teve razão. Ele tinha o direito de cobrar o seu nome  no seu trabalho. Um equívoco meu, não o coloquei. 

João de Sousa Lima é autor de vários livros sobre o tema cangaço..

Escritor e pesquisador do cangaço João de Sousa Lima.

E o outro que foi e é considerado famoso e santo, é Frei Damião, pelo seu amado trabalho religioso, e um dos que, sem dúvida, estará junto de Jesus. Todo Nordeste o tem como santo, muito embora ainda não foi canonizado, mas um dia será.

https://www.youtube.com/watch?v=CE1wBGm0T48&ab_channel=CANALDOBOC%C3%83O-JavierMalavasi
.
Lembro-me que na década de 70, em uma das suas missões em Mossoró, à noite, no lago da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no grande Alto da Conceição, a fila de fiéis era enorme, e quando chegou a minha vez de ser abençoado pelo frei Damião, coloquei a minha mão sobre a sua cabeça. De repente com a sua mão, frei Damião tirou a minha mão que estava sobre a sua cabeça dizendo-me:

www.panormaio.com

 "-Não ponha a sua mão sobre a minha cabeça!". 

Eu estranhei aquela atitude do religioso, vez que ele era e é considerado um verdadeiro santo entre os homens do nordeste brasileiro e de outras regiões do chão do Brasil.

Mas, posteriormente, não sei se era verdade, falaram-me que ele tinha sido advertido por um médico que tratava da sua escoliose, que não deixasse ninguém colocar a mão sobre a sua cabeça, porque aumentava mais ainda o problema. 

De fato! Uma, duas mãos sobre um corpo, não afeta. Mas milhares de mãos, mesmo uma de cada vez, na sequência, tem que pesar, e isso faz com que prejudique mais ainda o corpo que tem escoliose.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário