Seguidores

segunda-feira, 8 de abril de 2024

CRÔNICAS POÉTICAS DO CANGAÇO

 Por Edna Araújo.

Lampião foi e, sempre continuará sendo um mistério. É uma antítese no imaginário do povo nordestino. As mesmas pessoas que batem os pés chamando-o de bandido, desprezível, sanguinário, são as mesmas que não conseguem explicar tanta curiosidade, tanta dedicação e fascínio para desvendar a vida de um único personagem, tão antagônico: hora bandido outro herói. Pessoas que são capazes e dedicarem sua vida em torno de pesquisar a jornada desse homem para tentar entender o enigma em forma de rebeldia e coragem, chamado Virgulino Ferreira da Silva, de alcunha o LAMPIÃO.

O que se sabe é que muitos se debruçam horas e horas ... meses e até anos a procuram de uma resposta: quem realmente foi, o homem, o mito, Lampião.

Nem os mais clássicos dos contistas, conseguiram escrever um personagem tão emblemático é misterioso. Virgulino perpassa Dom Quixote de Cervantes e todos as lendas dos cavalheiros da távola redonda, invadindo o imaginário dos criadores de samurais e vinkgis e dos lendários ninjas orientais ...

Quem foi esse homem? O que veio fazer aqui? Parece ter feito uma viagem no tempo, veio de outra época é quem sabe até de outra galáxia, para despertar tanta curiosidade, repulsa e ao mesmo tempo admiração. Uma coisa é unânime no imaginário de todos aqueles que têm paixão e ódio por esse personagem, uma pergunta que não quer calar, que não se cala há 89 anos, e que todos gostariam de gostaria de fazer a ele:

Virgulino Ferreira da Silva, quem realmente foi você?

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http>//blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário