Seguidores

domingo, 28 de julho de 2013

ANÉSIA CAUAÇU A PRIMEIRA CANGACEIRA DO BRASIL COMEÇOU NO CANGAÇO NO SÉCULO XIX: DESDE 1887.

Por: Guilherme Machado
Guilherme Machado

Anésia Adelaide Cauaçu, foi uma cangaceira brasileira que viveu na região de Jequié, interior da Bahia, no início do século XX. Inicialmente, Anésia era uma dona de casa dedicada ao marido e a filha, mas abandonou essa vida para ingressar no cangaço, juntando-se aos seus tios e os irmãos que formavam o temido e afamado bando dos Cauaçus.

Foto: ANÉSIA CAUAÇU A PRIMEIRA CANGACEIRA DO BRASIL COMEÇOU NO CANGAÇO NO SÉCULO XIX:  DESDE 1887.
Anésia Adelaide Cauaçu, foi uma cangaceira brasileira que viveu na região de Jequié, interior da Bahia, no início do século XX. Inicialmente, Anésia era uma dona de casa dedicada ao marido e a filha, mas abandonou essa vida para ingressar no cangaço, juntando-se aos seus tios e e irmãos que formavam o temido e afamado bando dos Cauaçus.
Em 1916, Anésia abandonou o cangaço e foi viver com sua família sob proteção de um fazendeiro que devia favores aos cauaçus mas, traída pelo mesmo, foi entregue a polícia e nunca mais se teve notícias dela. O escritor Ivan Estevam Ferreira, no seu livro "A Pedra do Curral Novo", sugere que Anésia pode ter falecido em Jequié e a identifica com uma anciã que morreu no ano de 1987 com 93 anos, que vivia sob os cuidados de pessoas caridosas.

Em 1916, Anésia abandonou o cangaço e foi viver com sua família sob proteção de um fazendeiro que devia favores aos cauaçus, mas, traída pelo mesmo, foi entregue a polícia e nunca mais se teve notícias dela. 

O escritor Ivan Estevam Ferreira, no seu livro "A Pedra do Curral Novo", sugere que Anésia pode ter falecido em Jequié e a identifica com uma anciã que morreu no ano de 1987 com 93 anos, que vivia sob os cuidados de pessoas caridosas.

Extraído no facebook,na página do pesquisador Guilherme Machado

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

2 comentários:

  1. Pessuá, si aprepara qui vô mandá nuticia nova.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo16:39:00

    Caro Mendes: Com esta matéria do amigo Guilherme (cidadão que reside em nossa cidade) aproveito solicitando que ele faça a gentileza de me responder através do seu blog se o Sargento de Queimadas teve a vida poupada por solicitação de Dona Santinha (uma senhora de Queimadas) ou se realmente ele (o sargento) era primo de Lampião, logo que são duas versões apresentadas. Muito grato a você Mendes e ao Guilherme Machado. Antonio José de Oliveira - Povoado Bela Vista - Serrinha - Ba. E-mail: antonioj.oliveira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir