Seguidores

sexta-feira, 17 de abril de 2015

E AÍ, QUAL A DEFESA DOS FERREIRAS NESSE CASO?

Por Aderbal Nogueira

Sempre se fala que Zé Saturnino foi o causador de tudo e que os Ferreiras eram inocentes, mas analisemos uma passagem. Antonio Ferreira encontrou José Caboclo morador de Saturnino em uma estrada e sacou da faca partindo para matar José Caboclo. 

Os 2 inimigos de Lampião, José Lucena e Zé Saturnino

Na luta Antonio perdeu a faca e José Caboclo mesmo com uma faca na cintura levantou-se montou e foi embora. Podia muito bem ter matado seu agressor. 

Lampião e o irmão Antonio Ferreira
http://blogdodrlima.blogspot.com

Não satisfeito é mesmo tendo sido poupado, Antonio juntou os irmãos e no outro dia cercou a casa de Zé Caboclo para matá-lo, por sorte Caboclo não apareceu. E aí, qual a defesa dos Ferreiras nesse caso?

O escritor e pesquisador do cangaço Archimedes Marques fez o seu comentário dizendo o seguinte:

Ademais caros amigos, há o velho ditado que diz: OS INCOMODADOS QUE SE RETIREM. E aí, quem foi que se retirou, quem foi que se mudou por duas vezes para evitar mais dissabores?... Briga de vizinhos é realmente muito complicado pois a cada momento surgem novos fatos. Dar razão a um ou a outro é muito difícil pois ambos se sentem os donos das razões. Nessa intriga dos Ferreira com os Saturnino, acho que tudo era farinha do mesmo saco.

Briga de vizinhos é realmente muito complicado, pois a cada momento surgem novos fatos. Dar razão a um ou a outro é muito difícil, pois ambos se sentem os donos das razões. Nessa intriga dos Ferreira com os Saturnino, acho que tudo era farinha do mesmo saco.

A pesquisadora Francimary Oliveira também deu seu parecer:

Nessa de se mudarem para evitar encrenca é ponto a favor dos Ferreira. Pois em todas essas mudanças houve perdas materiais. É como você mudar de emprego, com um salário menor para evitar problemas com um colega de trabalho. E então como fica?

O pesquisador Voltaseca Volta disse:

O estudo da contenda entre a família Ferreira x Zé Saturnino pode ser dividido em várias etapas.

1ª) Até a permanência da família Ferreira em sua pequena gleba "Passagem das Pedras", razão lhe assistia. Eram pessoas pacatas, honestas, trabalhadoras e, viviam do suor dos trabalhos realizados;

2º) Diversos incidentes, entre a família mais forte (Zé Saturnino), apoiado pelo Major Nogueira, e outros importantes da região, contra a humilde família Ferreira; Logo, sobrou para quem? Os Ferreiras que saíram às pressas, deixando o seu rancho e os seus animais, indo morar em Poço do Negro, a 3 km de Nazaré;

3º) As desavenças, ainda continuaram, mesmo a pequena família tendo deixado o seu torrão natal;

4º) Início das brigas com os NAZARENOS com os irmãos Ferreira + continuação do quebra pau, com os de Zé Saturnino (em face desse ter ido à Nazaré, quebrando o acordo);

5º) Até ai, a balança das injustiças praticadas, pesam em favor dos Ferreiras;

6º) Mais uma fuga da família Ferreira, desta feita para Alagoas, onde se juntam aos IRMÃOS PORCINOS E SEU TIO ANTONIO MATILDE, e passam a participar de assaltos (Pariconha). 


Aí, a balança da responsabilidade, já pesa contra os IRMÃOS FERREIRAS, cujos pais morreram, já em face das últimas ocorrências criminais praticados pelos mesmos, com a polícia do Ten. Lucena, já no encalço. O lema, "MATAR ATÉ MORRER" proferido por Virgolino e irmãos, já passa a ser, seu ESCUDO ÉTICO, para justificar suas futuras ações criminosas, que, com o tempo, o catingueiro desacreditou em tal premissa, mas, que de início era uma justificativa muito forte e plausível. O resto, depois eu conto...!! ZÉ SATURNINO foi casado com Mariquinha Nogueira. Ela era filha do Coronel João Nogueira, da Fazenda Serra Vermelha...contigua à do pai de Zé Saturnino… O Major era quem resolvia as contendas na região, autorizado por Teófhanes Torres, e, até mesmo, algumas prisões que não fossem muito complicadas. Nos embates, entre Zé Saturnino X Família Ferreira, a família NOGUEIRA ficou do lado do primeiro, e, também, tomou as dores....Daí, a família Nogueira ser considerada, também, inimigos de Lampião... euma das causas de ter sido assassinado ZÉ NOGUEIRA e outros dessa família.


E o que falou o pesquisador Jorge Remígio?

Amigo Aderbal Nogueira. 

Como você bem sabe, a importância maior do estudo do cangaço é a interpretação dos fatos. Quando me aprofundei um pouquinho mais na biografia dos irmãos Ferreira, passei a ter outra visão a respeito dos mesmos. É sabido que José Alves de Barros (Zé Saturnino) era impetuoso e tinha um poder econômico maior que os Ferreiras que eram remediados, cheguei à conclusão após leituras confrontadas, que o triunvirato (Antônio, Livino e Virgulino) foi estimulado por educação materna, a desenvolverem uma personalidade agressiva, provocativa e beligerante. Os caras eram encrenqueiros mesmo. Provocativos e insolentes. Agora, houve uma construção idealizada pela literatura, que transformou-os em vítimas, perseguidos e descriminados. Argumento muito fácil de ruir por terra.

Continua Jorge Remígio: Essa discussão está muito boa. Parabéns a todos. O grupo precisa desses comentários abalizados e questionamentos interessantes. Estou viajando, domingo entro nele. Vou deixar mais uma. O sobrenome FERREIRA foi inventado. Quando o avô materno de Virgulino chegou na ribeira do Pajeú, vindo provavelmente dos sertões dos Inhamuns cearense, juntamente com o filho José, adotaram esse sobrenome Ferreira.

Amigo José Mendes Pereira Mendes, Lampião era alto, pele morena (cabloco). magro seco. Antônio era branco, estatura mediana e tinha os olhos verdes.


Realmente não trocaria um pelo outro. Tanto Saturnino quanto Lampião e seus dois irmãos não eram "flores de cheiro" agradáveis. Porém o sentimento de injustiça existe até hoje pelo que o pai e o irmão João e suas irmãs passaram. Daí vem também o a questão da maioria sempre ficar do lado dos mais fracos.

O escritor José Sabino Bassetti não poderia ficar de fora deste debate. E palavreou o seguinte:

Vamos inverter os fatos. Se fosse José Caboclo que tivesse ficado sem a faca, sem dúvida Antonio Ferreira o teria matado. Mas existe aqueles que querem porque querem fazer dos irmãos Ferreiras eternas vítimas. Mas é só se aprofundar nas pesquisas, nos estudos do cangaço, vai se notar que os Ferreiras eram mesmo encrenqueiros e não perdoavam ninguém.

O pesquisador Antônio Corrêa Sobrinho não quis ficar fora deste debate e resolveu dizer o seguinte:

Observo atentamente a explanação dos meus amigos, e aqui trago a minha opinião. Eu acho muito difícil dizer, de uma briga de vizinhos, o culpado, principalmente quando a desavença, como esta ocorrida há cem anos, entre os Ferreira e os Saturnino, que, como sabemos, não nasceu de um dia pro outro, mas aos poucos, para, gradualmente, chegar ao nível insustentável que chegou; mas, é importante que se diga, que nos chegou através de opiniões e depoimentos de pessoas, nem sempre isentas, mas que tem valor probante, sim, são provas, mas contestáveis, discutíveis, enfim. Na verdade, o que temos efetivamente sobre esta guerra familiar é o que disseram as duas famílias, formulações sempre díspares, confirmando o velho dito de que "o sucesso tem pai e o fracasso é órfão", e que os escritores com base nestes ditos e contraditos foram tirando as suas conclusões. Penso que seria fundamental, para chegarmos mais perto da verdade, se soubéssemos das motivações que levaram estes rapazes (rudes e violentos todos) a se entreverem tão cruentamente. Ah se chegássemos aos bastidores deste por um tempo velado conflito, cuja causa primeira não deve ter sido esta que nos apresentam: desaparecimento de animais dos Ferreira, criados que eram praticamente em terras contíguas de famílias até então bem relacionadas entre si, religiosas, etc e tal. Mas, concluo dizendo que, por mais que esposamos nossas opiniões a respeito de quem foi o culpado pela briga entre estas duas famílias, não chegaremos a um consenso, porque somos escravos de uma inclinação natural de pré-julgarmos tudo e a todos, independente de qualquer coisa; e disso ninguém está isento. Na verdade, nas coisas que mechem com o nosso espírito, nossos sentimentos, julgamos sempre a partir de um pré-julgamento que fazemos no nosso íntimo. Eu mesmo tenho uma propensão a achar que os Ferreira foram os menos culpados, e que só uma prova robusta e insofismável poderia me tirar deste meu modo de enxergar; mas sabendo que vou decidir em cima de algo que eu intimamente já julguei.

Aderbal Nogueira fecha dizendo o seguinte:

Cristiano Ferraz, tenho depoimento de Luiz de Cazuza falando sobre isso. Detalhe, ele falou sem ser perguntado. Estávamos falando sobre os irmãos Ferreira e ele falou sobre a diferença deles e do caso em questão. Qualquer hora posto. "se é verdade ou não ai já é outra história".

Fonte: facebook
Página: Aderbal Nogueira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

3 comentários:

  1. Anônimo20:21:00

    Na realidade nobre pesquisador Aderbal e caro amigo Mendes, quando Virgolino afirmou "O MATAR ATÉ MORRER", pode haver em sua afirmativa uma meia verdade, e nunca uma "VERDADE VERDADEIRA", ou plena verdade. Digo não ser plena verdade, porque os três filhos do velho Ferreira (embora o pai não gostasse de confusão), já andavam corridos da polícia devido suas traquinices. Agora, não é mentira por completo porque a meu ver se seus pais não tivessem morrido, poderiam até mesmo não darem continuidade naquilo que um dia se tornou um verdadeiro desastre: a morte de muita gente dentro de uma história que poderia ser evitada.
    Grato,
    Antonio Oliveira - Serrinha desta nossa Bahia.

    ResponderExcluir
  2. Um excelente trabalho feito pelos cangaceirólogos.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:20:00

    Na realidade, Virgolino, Livino e Antonio Ferreira, não eram mesmo SERES ANGELICAIS, mas com um somatório de pequenas desarmonias entre as duas famílias, a situação chegou ao extremo. E o que me chama a atenção, foi o assassinato do velho Ferreira que segundo habitantes de Serra Talhada em conversa comigo, o mesmo era cidadão de bem que não aprovava a violência.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir