Seguidores

quarta-feira, 29 de julho de 2015

28 DE JULHO DE 1938 - A MORTE DE LAMPIÃO.

Por Bismarck Martins de Oliveira

Há exatos 77 anos, numa madrugada fria, na Fazenda Angico, situada na margem sergipana do Rio São Francisco, no município de Poço Redondo, Sergipe, após um bem executado ataque com a participação das volantes comandadas pelo 

Tenente João Bezerra à esquerda

Tenente João Bezerra da Silva; do Aspirante Francisco Ferreira de Melo; e a do Sargento Aniceto Rodrigues, todas da polícia alagoana, foi abatido a tiros o cangaceiro LAMPIÃO, juntamente com a sua companheira MARIA DE DÉA, e mais nove dos seus cangaceiros (Enedina, Luiz Pedro, Quinta Feira, Elétrico, Mergulhão, Moeda Alecrim, Colchete e Macela).


Eram 49 volantes das três volantes e cerca de 36 cangaceiros (há uma pequena divergência quanto a este número, que pode ser de 38).


Após um breve tiroteio, onde os cangaceiros, pegos de surpresa não tiveram tempo de organizarem uma resistência, os volantes iniciaram uma selvagem correria em busca dos pertences dos cangaceiros mortos, numa disputa selvagem, onde mãos foram cortadas para depois serem retirados os anéis. O tesouro era incalculável. Consta dos anais históricos, que somente Lampião carregava consigo vários quilos de ouro e cerca de 200 contos em dinheiro. Luis Pedro era outro que conduzia grande quantia em dinheiro. Os demais, também, embora em menor quantidade. Tudo foi "confiscado" pela soldadesca que dançavam sobre os corpos, enquanto cortavas as suas cabeças, mandando-as para a cidade alagoana de Piranhas, ficando expostas nos batentes da Prefeitura daquela antiga cidade.

Policiais que fizeram à chacina aos cangaceiros

Havia um acordo tácito entre os policiais de que quem abatesse um cangaceiro tinha direito aos seus pertences. Aquele dinheiro sujo de sangue enricou muita gente.

O primeiro à esquerda é o Adrião Pedro da Silva - acervo Antonio Vilela

Dos volantes, faleceu apenas o soldado ADRIÃO.

Era o início do fim do cangaço.

Neste final de semana (25 e 26 de julho) estive em Piranhas, participando de prestigiado evento da Semana do Cangaço, onde o Cariri Cangaço se fez representar com a presença do ilustre amigo Manoel Severo e muitos outros escritores e pesquisadores, dos mais renomados sobre o assunto.


A cidade respira cultura e a grandeza da sua história é realçada orgulhosamente por seus habitantes que se esmeram em receber bem os seus visitantes.

Dr. Paulo Britto e Bismarck Martins de Oliveira

Além dos colegas escritores e pesquisadores que lá estavam, tive a satisfação de conhecer o DR. PAULO BRITTO, filho do Tenente João Bezerra, o principal comandante do ataque acima narrado. Homem de ressalvada educação, homenageado na palestra de abertura do evento, o DR. PAULO mostrou-se bastante emocionado com as homenagens recebidas e muito cortês para com todos quantos o abordavam.

Sem dúvidas, um evento bastante proveitoso.

Tenham um bom dia!
Bismarck Martins de Oliveira.
Das terras de Joffily
em 28 de julho de 2015.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo21:04:00

    Na realidade caro Mendes, sempre ouço falar da educação e da maneira atenciosa que o filho do Coronel João Bezerra atende às pessoas.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir