Seguidores

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

A MECHA DOS CABELOS DE LAMPIÃO


Em nosso imenso sertão nordestino, há muito que as pessoas guardam, com muito carinho e respeito, alguma coisa que lembre um ente querido. Uma foto, um lenço, um objeto qualquer, são exemplos daquilo que o pessoal guardava e/ou guarda daqueles que estejam ausentes.


Assim, para matar a saudade, esses objetos são vistos e revistos várias e várias vezes. Tocados, acariciados e até mesmo beijados.

Nos estudos da saga cangaceira, citando a fase lampiônica, parte do Fenômeno mais estudada, deparamo-nos com uma mecha de cabelos, que segundo a matéria, pertenceram ao cangaceiro mor, Virgolino Ferreira da Silva, o Capitão Lampião.

Diante disso, surgiram, naturalmente, vários comentários de como alguém conseguiu aquele chumaço de cabelos e exatamente do “Rei dos Cangaceiros”?

Dúvidas apareceram, e ainda pairam no ar, para alguns, sobre ser, realmente, parte dos cabelos dele.

Pois bem, em nossas ‘fuçadas’ pelos diversos grupos e blogs sobre o tema, deparamo-nos com uma matéria que relata, exatamente, como fora parar nas mãos da filha e netas do casal “Rei” E “Rainha dos Cangaceiros”, não só aquele punhado de cabelos de Virgolino, mas, também, um cacho dos cabelos de Maria Gomes de Oliveira, a Maria de Déa, Maria Bonita.


No dia 1º de agosto de 2013, nosso amigo, pesquisador/historiador, professor Rubens Antonio, sentindo de suma importância essa revelação, esse fato histórico, não coloca dentro do ‘baú’ e passa a chave, pelo contrário, nos presenteia com a matéria “"Uma ventania... 


Um tropel...", nas páginas de seu blog Cangaçonabahia.com, um dos poucos que se empenham na responsabilidade dos fatos postados, dividindo-a com o mundo. A mesma traz o conteúdo de uma carta do Dr Orlins Santana de Oliveira, perito que participou da exumação dos crânios do casal chefe cangaceiro, Lampião e Maria Bonita, na capital soteropolitana, abatidos na manhã do dia 28 de julho de 1938, onde, nela, ele relata como conseguiu e enviou, não só os cachos dos cabelos de Virgolino e Maria, mas também dois dentes ‘inferiores’ do “Rei do Cangaço”, enviada para o amigo.

Transcrevo, abaixo, a matéria:
“"Uma ventania... Um tropel..."

Prezado Rubens.

“Presenteio ao mundo do cangaço, este magnífico e único momento. Quando da exumação das cabeças para o justo envio para suas famílias, retirei um verdadeiro tesouro que foi imediatamente entregue às duas netas presentes. UM CACHO DO CABELO DE MARIA BONITA E UMA MECHA DO CABELO DE LAMPIÃO, para entregar à Expedita, a filha amada do Capitão Virgulino e sua mulher Maria Bonita. Pedi que guardasse nos pés de Nossa Senhora. 


Uma forte e sufocante ventania invadiu o cemitério, em plena tarde de sol e calmaria. Após a entrega das mechas de cabelos e dois dentes inferiores do Capitão que, estavam soltos na bandeja. A ventania se foi como um tropel de cavalos. Falei com Vera, a neta. ELES VIERAM E SE FORAM FELIZES. Era a energia sentida. Mal podíamos abrir os olhos.

Para os que acreditam.

Se algum dia no futuro, os cabelos servirem para exames de envenenamento. O material está sob guarda no amado Sergipe.

Existem ainda lá 4 cabeças aguardando os entes queridos.
Dr Orlins Santana de Oliveira
Salvador Bahia
Membro da Sociedade Protetora dos Desvalidos.” (cangaçonabahia.com)

Portando, para aqueles que duvidam de que o cacho dos cabelos seja de Lampião, aí está à prova, que realmente são parte do corpo do “Rei e Rainha dos Cangaceiros”, retirados e enviados por um dos peritos que fizeram a exumação dos crânios. 

Trazemos, como o administrador do cangaçonabahia,com trouxe, essa informação do ‘cacho’ dos cabelos de Virgolino Ferreira da Silva, o “Capitão Lampião” para que todos fiquem ciente.

ADENDO - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Interessante! 

Não só eu como muitos leitores, ficamos a perguntar:

1 - Por que não fazem o exame de DNA para saber e comprovar a verdade sobre alguns comentários que Lampião não morreu em Angico? 

2 - O que evita este exame de DNA nos cabelos de Lampião? 

3 - Para que a escritora Vera Ferreira guarda cachos de cabelos que não tem certeza que eram do seu avô Lampião?

4 - Será que o medo é que Lampião tenha escapado mesmo da chacina de Angico, e se comprovar que não são cabelos dele, uma porção de escritos não terá mais valor na literatura lampiônica?

5 - Quanto custa um exame de DNA para ser feito e tirar a dúvida que está nas mentes de muitos estudantes do cangaço, se é ou não é cachos de cabelos do rei do cangaço Lampião?

Se ninguém quer gastar com isso, devemos fazer uma vaquinha para arrecadar dinheiro para este fim do exame de DNA, que com certeza, será dividido por centenas, e dará o valor de uma Coca-Cola.

Ninguém sabe responder o porquê. Alguma coisa estão escondendo. 

Foto acervo pessoal da família Ferreira
Benjamin Abrahão
cangaçonabahia.com

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=813112758829278&set=pcb.747011882129597&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário