Seguidores

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

MARIA BONITA E O FIM DO MITO BRASILEIRO

Por José de Paiva Rebouças
Site da imagem: https://josedepaivareboucas.blogspot.com/2014/10/jose-de-paiva-reboucas-entre-os.html

Esnobe. De comportamento comum às mulheres da vida. Preguiçosa e de nariz empinado. Sem trato para as armas, sem ter qualquer ato heroico na trajetória e, ainda por cima, afoita feito pessoa que quer sempre estar acima da razão. São estes alguns dos traços que põem por terra a perspectiva de “heroína” de Maria de Déa, ou Maria do Capitão, conhecida nos tempos atuais como Maria Bonita, a cangaceira parceira de Lampião. Maria Bonita nunca existiu e passou a ser chamada assim apenas após a sua morte, em 1938.

Assim encontramos o esboço dessa figura “mítica” no livro Maria Bonita, sexo, violência e mulheres no Cangaço, da jornalista Adriana Negreiros. Nos encontramos em 2017, quando da passagem dos 90 anos da invasão do bando de Lampião em Mossoró. Eu lançava a 8ª edição da revista Contexto com reportagem especial sobre o acontecimento. Ela, construía uma reportagem sobre o mesmo tema. Um ano depois, recebo de presente este livro que é, também, seu trabalho de estreia na literatura biográfica.

O livro foi recebido com enorme entusiasmo e se tornou um dos mais vendidos no Brasil. Não por acaso. Adriana realiza um trabalho extraordinário de releituras para compor, de maneira objetiva, e ordenada a trajetória do cangaço, tendo como protagonista Lampião e como pano de fundo Maria Bonita. É a partir deste livro que trazemos uma noção deste mundo instigante, mas o que mostramos aqui é uma fração do que a autora nos conta em suas quase 300 páginas de revelações e percepções do cangaço. Um tra

Não é exatamente uma biografia exclusiva da chamada “rainha do cangaço”. O livro traz muitas revelações sobre ela, mas o cangaço e Lampião aparece muito mais em suas páginas do que a figura que estampa a capa. Não se trata de um engodo, acontece que não há mais a dizer além do que foi dito. Até me arrisco a afirmar que Adriana espremeu até a última gota e contou bem mais do que se podia esperar.
Pelo livro, abstraímos que Maria de Déa era uma simples filha de camponeses pobres do Nordeste do século passado, casada com um homem que não gostava e que, possivelmente o traia com outros homens de melhor posição. Gostava de festa e era faladeira. Sua história teria sido igual a da maioria das mulheres daquele tempo se não tivesse sido escolhida por Virgulino Ferreira, o Lampião, para acompanhá-lo no cangaço. As mulheres daquele tempo não tinham escolhas, pois os cangaceiros eram reis erráticos do sertão.

No cangaço, destacou-se apenas por ser esnobe e confrontar o companheiro que, sempre muito paciente, aguentava como marido passivo seus impropérios, ainda que correndo o risco de perder a moral ante seus cabras. Maria nunca foi exatamente respeitada pelas outras mulheres do bando que a consideravam devido sua posição, embora se incomodassem de não ter dela qualquer ajuda nas lidas dos ranchos e coitos. “Era uma bacana, não fazia nada”, reclamou Dadá, companheira de Corisco.

Há no livro muitos relatos de atitudes de Maria de Déa em favor de algumas pessoas, mas há outros tantos demonstrando sua frieza, sobretudo quando se tratava de mulheres. Não perdoava falhas das colegas e sempre ficava ao lado dos homens que se sentiam donos de suas companheiras. Concordou com espancamentos e mortes violentas de mulheres que não eram diferentes dela.

Existe um aspecto de libertária na trajetória de Maria de Déa. Mulher afoita, nunca baixou a cabeça para o primeiro marido que era um farrista, nem para o outro, mesmo tendo este o poder de matá-la sem ressentimento. Peitou as leis do sertão e conquistou o seu lugar na história por seu ímpeto e ausência de medo das consequências. Mas isso não a torna, a meu ver, uma “feminista”, muito menos exemplo de a ser referenciado. Maria era corajosa, mas não era justa.

Assim também como não era justo e revolucionário o cangaceiro Lampião. Tratava-se de um bandido perigoso e meio louco que foi enganado pelo governo e se apropriou disso para viver fora da lei. Quando digo isso não faço apologia ao coronelismo, mas às leis naturais cristãs que eram basicamente o que restava para o pobre homem da caatinga. A fé de Virgulino nunca salvou Lampião.

Virgulino queria poder e fama e, para isso, se aliou a coronéis, a oficiais corruptos e o pior, atacou, matou, assaltou e humilhou centenas de pobres trabalhadores famintos. Quando não o fez com as próprias mãos, autorizou seus cabras direta e indiretamente.

Não tinha santo no Nordeste do século 20, como mostrou Adriana. O nordestino faminto além de não ter nada, a não ser a própria vida que não passava de 42 anos, em média, ainda enfrentava a fúria de cangaceiros e milicianos. O estado, assim como Lampião, era cruel e desumano. É também mentirosa a afirmação de que os cangaceiros eram revolucionários que tiravam dos ricos para dar aos pobres. Mesmo quando Luiz Carlos Prestes tentou vincular Lampião ao comunismo, isso foi apenas propaganda e jogo de cena.

Como está no livro que resume decididamente esta história brasileira, com poucos excessos, o cangaço foi um movimento nascido da ausência do estado, mas que formou grupos sanguinolentos, estupradores, desalmados e virulentos sedentos por dinheiro e sangue. O resto é fantasia.

Dadá, o outro lado desta história.

Ao contrário de Maria de Déa, a cangaceira Dadá me atraiu bastante interesse e “certa admiração”. Esta, ao contrário da outra, transformou sua sina em superação e pode ser utilizada como exemplo de resiliência, apesar das exceções.

Sérgia Ribeiro da Silva tinha apenas 12 anos quando foi sequestrada pelo cangaceiro Corisco, então com 20 anos. A menina sempre foi forte, talvez por isso tivesse o apelido de Sussuarana (onça parda), mas no cangaço ficou conhecida como Dadá.

Com furor desumano, incomum até aos animais, Corisco a estuprou com enorme violência. “Quando Corisco se saciou, a menina estava inerte, quase desfalecida, com a região genital em carne viva, esvaindo-se em sangue” conta Adriana no livro. Depois a deixou na casa de uma tia para que se recuperasse.

Quando foi introduzida no bando, tempos depois, a menina precisou superar o medo, colocando em primeiro plano sua postura de coragem. Como o companheiro era afeito ao álcool, acabou assumindo o comando do grupo sempre que ele estava fora de si. Conquistou sua confiança e, ao contrário do resto dos cangaceiros, era compreensiva. O grupo de Corisco era, talvez, o único que permitia que mulheres voltassem para casa caso seus companheiros morressem e elas não fossem escolhidas por outro.

A história de Dadá e Corisco termina com os dois executados pelas volantes após tentarem deixar o cangaço. Mas isso não diminui o brilho daquela que, possivelmente, tenha sido a verdadeira rainha do cangaço. 

Adriana deixa escapar isso nas entrelinhas e concordo com ela.



https://www.facebook.com/josedepaivareboucas/posts/1887122384699248?comment_id=1887335191344634&reply_comment_id=1887468901331263&notif_id=1540995211586183&notif_t=mentions_comment

http://Blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário