Seguidores

domingo, 20 de janeiro de 2019

NÃO FIZ MONTAGEM DAS FOTOS

Por Wasterland Ferreira

Grande Jose Mendes Pereira Mendes, dileto amigo, bom dia!

Mendes, se eu o entendi não há mistério aqui pois particularmente não fiz montagem fotográfica alguma. O próprio sistema aqui o que fez? Pôs a foto do meu perfil no Facebook sobre a foto da capa do perfil, onde ambas foram realizadas quando da minha recente visita a histórica cidade de Piranhas, Alagoas, há apenas duas semanas. 

A fotografia da capa foi feita a partir da ampla varanda da casa de Celso Rodrigues, meu amigo e filho do saudoso, bravo e histórico Chiquinho Rodrigues, que foi o principal defensor de Piranhas quando da invasão e ataque "dos cangaceiros, os cabras de Lampião". 

Foi a junção, como nós pesquisadores sabemos, dos subgrupos de Gato, Corisco e Virgínio, o Moderno, que atacaram a referida cidade em 28 de setembro de 1936 com o intuito de raptar a esposa do então sargento PMAL João Bezerra da Silva, que horas antes havia conseguido prender a mulher de Gato (Santílio Barros), após baleá-la numa das pernas e isso durante um fogo com o subgrupo do seu marido. 

Vale ressaltar que durante a saga alucinante e desesperada de Gato até Piranhas ele assassinou covardemente a 11 pessoas.

Palácio Dom Pedro II

Já a outra fotografia foi feita em frente o Palácio Dom Pedro II, que serviu para hospedar o Imperador quando o monarca visitou Piranhas em 9 de outubro de 1859.

Posicionei-me frente a porta de entrada da histórica edificação que hoje é a sede da Prefeitura Municipal de Piranhas e que, já como tal, recebeu exatamente onde estou na foto as cabeças dos cangaceiros mortos pela polícia em Angico, Sergipe, em 28 de julho de 1938, onde as cabeças de Lampião, Maria Bonita e dos outros 9 bandidos mortos foram cuidadosamente dispostas na escadaria frontal existente à época (lamentavelmente demolida) e devidamente fotografadas.

Como se vê atualmente, a escadaria de acesso ao prédio da prefeitura é lateral, isso após a fachada ter sofrido ao longo do tempo algumas modificações no que concerne à sua arquitetura.
É isso. 


Não fiz montagem das fotos salvo as fotografias dispostas uma sobre a outra, porém assim organizadas pelo próprio Facebook. 

Um forte e fraterno abraço meu amigo Mendes, a quem estou a dever uma visita quando eu tiver a grata satisfação de retornar a Mossoró, a famosa "Terra do Sal" e cuja população empreendeu e ofereceu a mais aguerrida resistência ao bando de Lampião, quando do malogrado ataque dos cangaceiros verificado em 13 de junho de 1927.

Até mais.


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=336677520281100&set=a.102352553713599&type=3&comment_id=336803313601854&notif_id=1547983832320405&notif_t=comment_mention

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário