Seguidores

domingo, 25 de outubro de 2020

GALERIA ROSA FARIA

 Por Zozimo Lima

Estive, há poucos dias, depois de prolongada ausência, na afamada Galeria Rosa Faria, sediada à praça Olímpio Campos, nº 611, nesta capital.

Todos os meus leitores sabem do meu trabalho jornalístico para dar justo relevo à Galeria da talentosa pintora sergipana, nascida, como eu, o Marques Guimarães e o Orlando Dantas, na risonha Princesa dos Tabuleiros ou Verona de Sergipe, como a chamava o saudoso poeta Cleómenes Campos.

Agora, porém, com grande surpresa, encontro a Galeria mais enriquecida de telas com paisagens e marinhas magníficas. Rosa Faria tem afinidade pictórica com Caravaggio e Holbein. É por isso que o seu pincel não descansa, seguindo as diretrizes da sua inteligência privilegiada.

Não temos, apenas, em Aracaju, a Galeria Álvaro Santos, mas outra, de opulenta produção, a GALERIA ROSA FARIA, que tem recebido constantemente, a visita de notáveis artistas plásticos de outros Estados, bem como de intelectuais da altitude mental de Aurélio Buarque de Holanda, da Academia Brasileira de Letras, de Jenner Augusto, pintor conhecido na América e na Europa, do fecundo escritor Jorge Amado, traduzido em vários países, em várias línguas.

As telas de Rosa Faria prendem pela graça, pelos firmes traços e pelo colorido igual ao de Renoit e Fragonard. Convido aos senhores colecionadores de finas obras d’arte a irem à Galeria de Rosa Faria para adquirir e ornamentarem os seus salões de belíssimos quadros.

Rosa Faria recebe os visitantes sempre alegre, bem humorada, dando a medida da sua primorosa educação que exorna a sua preclara individualidade de mulher admirável, envolvente. Rosa é uma flor humana encantadora.

Não deixem, artistas, intelectuais, magistrados, professores universitários, mulheres de ternura e espírito, de visitar a Galeria de Rosa Faria, como incentivo necessário para que ela possa produzir mais e com absoluta perfeição.

Rosa Faria é uma artista excepcional, ocupada agora em debuxar em azulejos cozidos em forno de alta pressão elétrica que lhe custou três milhões de cruzeiros. É o único em Sergipe e em vários estados do Nordeste.

Um dos seus últimos azulejos, com vistas do Palácio do Governo e da Assembleia Legislativa de três metros horizontais e um metro vertical (3 x 1), deverá ser adquirido pelo Sr. Dr.

Governador para incrusta-lo num dos salões do Palácio, com dois murais no hall, obra de Jordão Oliveira, e o mosaico de Rosa Faria.

O Dr. Paulo Barreto indo visitar a Galeria de Rosa Faria para certificar-se do que afirmo nestas linhas, estou certo que regressará com o propósito de adquirir o ornamental trabalho da talentosa artista sergipana.

A Galeria Rosa Faria é considerada de utilidade pública por lei Municipal do prefeito Dr. Sosthenes Aguiar.

Acervo do pesquisador 

https://www.facebook.com/antonio.correasobrinho

Antônio Corrêa Sobrinho

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário