Seguidores

terça-feira, 5 de março de 2019

MANUEL LEITE O CANGACEIRO PINGA FOGO IRMÃO DE MASSILON LEITE

Por José Mendes Pereira

Na foto o homem que aparece à direita segundo alguns estudiosos do cangaço é Manuel Leite o ex-cangaceiro Pinga Fogo, irmão do também ex-cangaceiro Massilon Leite, que foi um dos idealizadores de tentativa do ataque à cidade de Mossoró, no dia 13 de junho de 1927. A função do Pinga Fogo naquela tarde de alvoroço era de cuidar dos reféns. 

O outro não posso afirmar com clareza, mas me parece ser seu irmão e que no momento eu não me recordo o seu nome, mas não afirmo com conficção ser o Fenelon seu irmão.

Segundo o pesquisador do cangaço José Tavares de Araújo Neto que o coronel Antonio Gurgel registrou em suas anotações que foi muito bem cuidado por ele quando foi feito de refém pelo grupo, classificou-o como uma pessoa muito atenciosa.

Ele entrou para a Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia quando o grupo passava pela Paraíba nas proximidades de Santa Helena.

Mas a sua permanência no grupo de facínoras durou pouco, abandonando o cangaço pouco após o fracassado ataque à cidade potiguar, quando fugiu junto com o irmão para a cidade de Imperatriz, no Estado do Maranhão, onde constituiu família de 10 filhos.

Sobre de que lugar nasceu Massilon Leite existe duas hipóteses: Uma, teria nascido em Luiz Gomes no Rio Grande do Norte. A segunda é que ele era paraibano. 



Mas para você ter certeza onde ele nasceu adquira o livro "Lampião a Raposa das Caatingas" do escritor José Bezerra Lima Irmão através deste e-mail: 


franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário