Seguidores

terça-feira, 9 de julho de 2019

(UM CANGACEIRO DE 7 VIDAS)


Do acervo do historiador Guilherme Machado

Félix da Mata Redonda, ou Félix Caboge... Este nasceu na região de Triunfo Pernambuco, na localidade de Mata Redonda, homem alto caboclo do bigode avantajado segundo ele, era para intimidar os demais! Félix do Carmo por causa da mãe e Félix Caboje por causa do Pai... 

O rapaz valente e forte não levava desaforo de ninguém! o brigão Félix era vizinho de Luiz Pedro que já andava com Lampião e Félix pediu ao vizinho já cangaceiro que o apresentasse ao chefe dos cangaceiros, e isto foi feito, e de cara Lampião gostou da fama de valente do rapaz. Isto foi em 1924.

Por volta de 1927 quando a coisa apertou para os cangaceiros nas paragens de Pernambuco, Félix já não podia mais entrar na casa de seus familiares de qualquer jeito. Combinando com um de seus sobrinho que viria a avistá-los, mais só viria pelos fundos da casa, e quando estivesse próximo avisaria com um código, o código era o seguinte: Ele entrava no quintal batendo duas enormes pedras de fogo dessas de lajedo. E assim foi durante 2 anos.

Conta o sobrinho que recebia várias noticias da morte de Félix, quando menos se esperava ele ouvia as batidas das pedras e lá chegava o tio.

Anos depois Félix deixou o cangaço e se mudando para São Paulo onde veio a morrer não se sabe quando.

O sobrinho jura que várias noites acordava com os tilintás das pedras, mas o cangaceiro não foi mais visto pelas bandas de Mata Redonda!!!!

Foto fonte: Livro Lampião a Raposa das Caatingas autor. José B. Lima Irmão.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário