Seguidores

domingo, 23 de maio de 2021

FAMÍLIA NO BURACO: CASAL DE ARAÇARIS 'INVADE' CASA DE PICA-PAU

 lique no link para você ver -

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2021/05/21/familia-no-buraco-casal-de-aracaris-invade-casa-de-pica-pau.ghtml?fbclid=IwAR1g37nPEAgKpS77NsQnvWNPTGT9P_W415BwUzl2QrFlRij5TaHGD4C1ITU

Família no buraco: casal de araçaris 'invade' casa de pica-pau
02:30/04:52

Família no buraco: casal de araçaris 'invade' casa de pica-pau

Equipe do Terra da Gente acompanhou a rotina dos pais na movimentação do ninho feito em um poste de madeira.

A escolha do lugar para fazer o ninho é crucial na estratégia de reprodução de um casal de aves. Tem que ser seguro contra tempestades e ao ataque de predadores, aconchegante o bastante para dar conforto aos pais e filhotes, perto da comida e da água. Algumas aves preferem fazer os ninhos em buracos nos troncos de árvores ou estruturas semelhantes, como é o caso dos pica-paus e araçaris.

Na Vila do Guaraú, em Peruíbe, litoral sul de São Paulo, o buraco aberto por um pica-pau em um poste de madeira virou berço para o filhote de araçari-banana (Pteroglossus bailloni). O mais curioso é que o poste fica na beira de uma estrada bem movimentada, acesso à uma praia e rodeada de casas. Mas os pais do pequeno araçari parecem não se importar com o movimento.

A equipe do Terra da Gente acompanhou um pouco da rotina da família. Macho e fêmea se revezam nos cuidados. Um fica no ninho enquanto outro sai em busca de comida. No cardápio estão larvas, insetos e coquinhos de palmeiras nativas. Não dá para ver o filhote lá dentro, mas pelo entra e sai frenético dos pais ele parece ser bem guloso!

Casal aproveitou um ninho antigo de pica-pau. — Foto: Aurélio Sal/TG

Casal aproveitou um ninho antigo de pica-pau. — Foto: Aurélio Sal/TG

O araçari-banana é uma das 15 espécies de araçaris do Brasil e tem esse nome por causa da cor amarela especialmente na barriga. Ele é considerado “quase ameaçado” pela UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) principalmente pela perda de habitat. No Brasil a maior parte da população habita a Mata Atlântica.

O biólogo e guia de observação Fábio Barata foi quem encontrou o ninho de araçaris no Guaraú. “Infelizmente faltam ocos de árvores para eles fazerem ninhos. E cada ave precisa de um buraco com uma circunferência específica”, relata. Felizmente a região tem muitos pica-paus-de-cabeça-amarela (Celeus flavescens) que são grandes “abridores” de buracos. Na biologia espécies assim são chamados de “engenheiros de ecossistemas”, “Depois dos araçaris outras aves ainda podem usar o mesmo espaço para colocar os ovos”, completa Fábio Barata.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário