Por: José Mendes Pereira
Foi o cabo Pastel ou o civil Manoel Duarte?
Os escritores, pesquisadores, historiadores do cangaço, precisam com urgência formar uma mesa redonda e informar ao leitor, quem realmente matou o cangaceiro Colchete, na tarde de 13 de junho de 1927, em Mossoró.
Alguns sites afirmam que o cangaceiro Colchete foi morto pelos projéteis que saíram da arma do cabo Pastel.
Segundo o blog "Toxina", publicado no dia 19 de setembro de 2010, quem matou o cangaceiro Colchete foi o cabo Pastel.
Vamos ler o que diz o blog "Toxina"
"Entre os cidadãos que se encontravam nas várias trincheiras armadas pela cidade, estavam alguns policiais que pertenciam ao contingente policial local. Um deles era o Cabo Leonel da Silva "Pastel", pouco conhecido na história e cuja única fotografia foi descoberta tem pouco tempo pelo Coronel Ângelo, historiador da PMRN. Conforme Boletim Oficial da PM, o Cabo Pastel teria sido o responsável pela morte do cangaceiro Colchete,
e também o autor da prisão de Jararaca, ferido no peito quando tentava ajudar seu companheiro Colchete".
Sobre a morte do cangaceiro Colchete, nada posso afirmar com clareza quem o matou, mas em relação ao cangaceiro Jararaca, ele não foi preso no momento do combate.
Segundo o professor e pesquisador do cangaço,
Romero Cardoso, no seu artigo: "O Trucidamento de Jararaca em Mossoró", publicado no blog "Cariri Cangaço", em 2009, afirma o seguinte:
"Cangaceiro apelidado de Colchete conseguiu gasolina e encheu uma garrafa, fazendo um coquetel molotov para ser arremessado nos fardos de algodão em volta do Palácio de Rodolfo Fernandes. Na parte superior da residência do prefeito postava-se exímio atirador, de nome Manuel Duarte, que logo notou a intenção do famoso bandido do vale do Pajeú".
Continua o escritor: "O bravo defensor mossoroense esperou momento oportuno, quando Colchete ficou com a cabeça visível o suficiente para que o winchester calibre 44 do homem postado em cima da residência do prefeito detonasse projétil certeiro que esfacelou o crânio do cangaceiro de Lampião. Colchete estertorava devido o estrago causado pela bala da arma de Manuel Duarte, quando outro indômito integrante da trincheira do prefeito pulou a janela de punhal em riste para terminar o serviço, sangrando-o impiedosamente. Imediatamente esse homem que não sabia o significado da palavra medo voltou ao seu posto para continuar o combate".
No artigo do professor Romero Cardoso, não afirma quem teria sido o homem que sangrou o cangaceiro, mas mesmo que o escritor tivesse afirmado que o sangrador teria sido o cabo "Pastel", não teria sido ele o matador do cangaceiro Colchete, já que o crânio do facínora estava esfacelado, e com certeza, não teria mais vida. Só se mata alguém, "com vida", depois de morto não está mais matando, está se vingando de alguma forma.
Desculpando-me
Amigo leitor:
Não quero com isso contrariar o que informa o blog "Toxina", apenas uma afirmação clara: Quem matou o cangaceiro Colchete, foi Manoel Duarte ou o cabo Pastel?
Fontes:
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário