Seguidores

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Fideralina na Assembléia Legislativo do Ceará

Fideralina,  a matriarca dos Augusto

A Assembleia Legislativa foi espaço, na noite da última sexta-feira (25/11), de destaque para a cultura e para a memória da política cearense, com sessão solene que lançou o documentário “O Poder Político de Fideralina Augusto Lima e seus Descendentes”, produzido pela TV Assembleia (canal 30). O filme foi exibido para convidados no Plenário 13 de Maio. O presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio (PSB), registrou sua gratidão a todos os envolvidos na construção do documentário, em especial à equipe do núcleo de documentários da emissora, coordenada por Ângela Gurgel, lembrando que a ideia para a produção surgiu de uma provocação de Melquíades Pinto Paiva, trineto de Fideralina.
 
“Em 2009, quando estava sendo entrevistado para outro documentário da TV Assembleia, Melquíades sugeriu ao núcleo que estudasse e entendesse melhor a história de Fideralina, nascida no município de Lavras da Mangabeira e tida como um verdadeiro coronel do sertão”, explicou. O filme vem para exteriorizar a história de uma cearense guerreira, diferente das outras mulheres de seu tempo e capaz de unir, mais de 160 anos após seu nascimento, quase cem descendentes seus para assistirem a um documentário sobre sua vida e sobre a história política do Estado.

 
O Presidente da Assembléia, deputado Roberto Cláudio destacou ainda o papel que o deputado Heitor Férrer (PDT) exerce no Parlamento e no tema da produção, ressaltando que o pedetista é apaixonado pela trajetória de vida de Fideralina e pela família Augusto. “Ele sempre lembra que a Assembleia tem, nesse momento, dois deputados lavrenses, ele e Danniel Oliveira (PMDB), e um deputado meio lavrense, que sou eu, pois sou neto de um Prisco Bezerra, também nascido naquele município”, acrescentou o presidente.
 
Ele salientou que este fato acabou fazendo com que a Casa realizasse uma sessão itinerante em Lavras, quando teve o prazer de visitar a obra feita na residência de Fideralina, que Heitor Férrer comprou e recuperou, preservando sua memória. “Um de seus desejos com esta obra, além de estabelecer o museu, é que a casa sirva de hospedaria para quantos descendentes tiverem curiosidade de visitar Lavras da Mangabeira e conhecer sua história. Ele é o deputado mais associado à história de Fideralina Augusto”, complementou, informando que, ontem, o Ministério da Educação (MEC) solicitou acesso aos documentários da TV Assembleia para uso educativo.
 
De acordo com Heitor, o documentário não teria saído se não fossem as contribuições de Vicente Ferrer Augusto Gonçalves, que é colecionador da história de Lavras da Mangabeira; Rejane Augusto Gonçalves, trineta da homenageada, e Eduardo Augusto de Oliveira, historiador e escritor.
 
“A história desta mulher é empolgante. Recebi um texto de Dimas Macedo, professor, procurador e poeta, em que ele diz que eu pertenço a todas as famílias daquele município. E nessa conjunção de famílias, existe uma matriarca que, obviamente, tem uma história pela qual passa a história do Ceará. Esta mulher é Fideralina Augusto, da qual sou descendente”, afirmou o deputado Heitor Ferrer.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário