Seguidores

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O BANDITISMO NO NORDESTE

Artigo (parte do todo), extraído do blog "Tok de História" do historiógrafo Rostand Medeiros.
Photo
Se você quiser se aprofundar sobre esta história, clique no link abaixo, pois irá encontrar um excelente trabalho do historiógrafo. 
Lembrando ao leitor que o conteúdo abaixo foi escrito ainda com o português da época, não podendo ser corrigido.

Nota veiculada pelo Correio de Aracaju em 26 de Junho de 1937
O BANDITISMO
O órgão governista noticia, hoje, a morte de mais treis bandidos, aqui no interior do Estado, por uma volante da Bahia, sob o comando do sargento Odilon Flores. E atribui esse facto ao empenho como se acha o Dr. Eronildes de Carvalho em dar combate sem tréguas ao banditismo que infesta os sertões nordestinos.
Eronildes à direita - Acervo Rostand Medeiros
A nota escripta pelo methodo confuso confessa, todavia que o banditismo infesta a zona riquíssima do município de S. Paulo. É mais uma prova, partida dos camarins officiaes, que vem em abono do que há dias denunciara  da tribuna do Senado Federal o Senador Leandro Maciel.
Não negou, como se vê, o articolista officioal, que o banditismo age com desembaraço em Sergipe, mas procura, com um esforço titânico, descobrir o heroísmo do Sr. Governador em combate-lo  sem tréguas...
Vem citado o caso de José Baihano como obra da campanha do governo  de Sergipe, quando todos nós sabemos que o grupo de José Baihano tombou pelo braço  forte de
Antonio de Chiquinha e cinco destemidos companheiros á revelia da policia do Sr.  Eronildes de Carvalho. O caso agora no cartaz, a morte de
Segundo alguns escritores o cangaceiro Gorgulho não foi abatido neste combate. Foi baleado, fugiu e desistiu do cangaço
Manoel Moreno e três companheiros, devemos aos esforços da polícia baihana como se poderá verificar do telegrama que abaixo publicamos:
- “Gabinete do Governador – Aracaju – Communico-vos que ontem, ás 21 horas, fazenda Poço da Volta foi tirado fóra de combate três bandidos: Manoel Moreno, chefe grupo, caibra Gorgulho e uma mulher do chefe grupo, saindo mais dois bandidos gravemente feridos. Da minha força ficou em estado grave cabo meu auxiliar Luiz Manoel Menezes – saudações-(a) Sargento Odilon Flores, commandante coluna da Bahia.”
Quem  lê o despacho acima vê que na morte de Manoel Moreno e seus companheiros a acção do Sr. Governador foi tão somente de transmitir um recado de um sargento a um official da Polícia Baihana. Não resta duvida que essa posição subalterna do Sr. Governador representa um esforço ingente que merece citado.
MUNIÇÃO NO AGRESTE- Munição aos bandidos
Circulou, a semana passada, a notícia de que uma volante de Ribeironopolis, comandada por um filho de José Ceará, havia pegado um indivíduo que conduzia grande quantidade de munição para os bandidos que varejam aquela região. Pela gravidade do fato, a Polícia, segundo nos informaram tomou conhecimento e abriu inquérito a respeito.
Aguardamos os resultados.
Diário da Tarde, 3 de Outubro de 1937.
Leia este trabalho. É excelente
Clique no link: 

Um comentário:

  1. Descobri por acaso este excelente Blog. Irei lê-lo com mais calma e então farei um melhor comentário. Considere-me um seguidor. Juarez Chaves@yahoo.com.br

    ResponderExcluir