Seguidores

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Sila: Uma noite inesquecível Cariri Cangaço-GECC

Cariri Cangaço - GECC , em noite de Sila na Saraiva MegaStore

Uma só noite certamente não foi suficiente. O encontro Cariri Cangaço-GECC, deste mês de Dezembro, que aconteceu na noite desta terça-feira, dia 06, no Espaço Raquel de Queiroz, da Livraria Saraiva Mega Store do Shopping Iguatemi e que contou com grande número de confrades; apaixonados pela temática do Cangaço; possibilitou um amplo e rico debate sobre a trajetória da cangaceira Sila, no universo do fenômeno mais discutido do nordeste.
O encontro iniciou com a apresentação da noite, pelo Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, seguido pelos informes da Presidência do GECC, com o escritor Ângelo Osmiro, que ressaltou o lançamento de obras literárias, como a segunda edição de "O Caldeirão" do professor Régis Lopes, do novo livro da jornalista Vera Ferreira e do documentário da TV Assembléia, sobre "Fideralina" uma das maiores "coronéis de saia" do Ceará, como também ressaltou o sucesso do II Congresso Nacional do Cangaço, uma promoção da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, em Cajazeiras, Paraíba.

Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, abriu os trabalhos da noite
O Presidente do GECC, Ângelo Osmiro e os informes da noite
Assessor de imprensa e marketing do Cariri Cangaço, jornalista Heldemar Garcia, tudo pronto para o início do debate...

O debate sobre "Sila, uma cangaceira de Lampião" , inciou com a apresentação da personagem pelo autor da propositura, documentarista Aderbal Nogueira. Aderbal Nogueira iniciou ressaltando sua proximidade com Sila, durante os muitos meses em que a mesma esteve hospedada em sua residência e nas várias incursões realizadas ao lado da ex-cangaceira, por ocasião da produção de alguns de seus documentários. Aderbal num tom provocativo e instigante, pontuou: "não estou aqui para defender Sila, nem tão pouco atacar, mas para aprofundar a discussão e resgatar uma injustiça feita a ela, com a "pecha" a partir de muitos escritores e pesquisadores, que dizem que Sila só mentiu..."Aderbal Nogueira disponibilizou o microfone para os demais confrades, que um a um, colocaram suas impressões e reflexões a cerca da figura emblemática e polêmica da ex-cangaceira mulher de Zé Sereno. Alguns dos confrades apresentaram um conjunto substancioso de contradições nas muitas afirmações feitas por Sila nos diversos livros escritos sobre o tema, com destaque para a pesquisa de Ângelo Osmiro, e as reflexões de Alfredo Bonessi e Juliana Ischiara.

Aderbal Nogueira, autor da propositura da noite e Tomaz Cisne
Alfredo Bonessi, "afilhado macaco" da ex-cangaceira, um dos principais debatedores da noite, ao lado de Wilton Dedê
Juliana Ischiara, o contra-ponto forte e rigoroso, enriquecendo sobremaneira o debate da noite.
Ângelo Osmiro, toruxe para a noite um criterioso e rico trabalho de pesquisa ressaltando as muitas e recorrentes polêmicas das afirmações da ex-cangaceira Sila

A noite parecia correr e o tempo foi nosso maior inimigo, as horas esvairam por entre nossas mãos, fazendo com que todos ficassem com um "gostinho de quero mais". Para o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, "o que temos que ressaltar é o sucesso absoluto da noite de hoje promovida pelo GECC - Cariri Cangaço. A qualidade do debate, o contraditório observado com zêlo e respeito por todos, as ricas informações, a lucidez e o respeito entre os contrários e acima de tudo o cuidado com a personagem e ser humano Sila, foram o ponto alto, sem dúvidas uma noite memorável para o estudo do cangaço." Para o Presidente do GECC, escritor Ângelo Osmiro a noite "mostrou o atual estágio em que se encontra o estudo e pesquisa da temática, reuniões de trabalho como dessa noite nos fazem ver o quando é gratificante buscar o entendimento a partir dos fragmentos da verdade histórica, hoje marcamos um grande tento com esse debate memorável".

Noite de Gala, Cariri Cangaço-GECC em Fortaleza
Lívio Ferraz, Manoel Severo e Juliana Ischiara
Maristela Mafuz e Alfredo Bonessi
Família Cariri Cangaço-GECC; na noite de Sila na Saraiva Megastore

Sem dúvidas ainda teremos muitas postagens sobre essa noite inesquecível, todo o encontro foi gravado e já se está em fase de edição, "sem cortes" pela Laser Vídeo e em breve teremos na íntegra, vários capítulos do debate "Sila uma cangaceira de lampião" na noite Cariri Cangaço-GECC no Espaço Raquel de Queiroz da Livraria Saraiva Mega Store do Shopping Iguatemi, em Fortaleza. O encontro contou com a participação de 31 confrades e com a presença honrosa e marcante da memória de Sila; cangaceira, mulher, mãe, companheira, guerreira, vencedora...polêmica.

Heldemar Garcia
Assessor de Imprensa e Marketing Cariri Cangaço
Fortaleza-CE
Extraído do blog Cariri Cangaço
http://cariricangaco.blogspot.com/
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário